Com o Corpo Quente Posso Mergulhar na Água Fria ???? Faz mal pular na piscina com o corpo quente???

'Choque térmico: os cuidados que se deve tomar ao entrar na água'

A diferente temperatura entre o corpo e a água pode sim causar reações indesejáveis, e até mesmo um infarto, ou mal subido, devido ao choque de temperaturas, que podem exercer uma pressão sobre músculos nervos, enfim na corrente sanguínea.






Como  evitar?   Qual medida antecipada que visa prevenir um mal? Como prevenir?


Simplesmente antes de mergulhar ou pular dentro da água, recomenda-se molhar a Nuca, e os pulsos.Ocorre que  colocando as mãos na água, já seu cérebro e sistema nervoso central, reconhece a temperatura, amenizando o choque térmico, prossiga molhando seus pulsos e Nuca, com isso sua pulsação e temperatura já se adequou-o ao ambiente, espécime de uma conciliação entre a temperatura do seu corpo e a da água.




Entendendo o Choque Térmico com a Água Fria ou Quente: 

O que chamamos de choque térmico e suas consequências.
 É a reação do nosso corpo, cuja temperatura oscila ao redor de 36,5ºC ao entrar em contato com água mais fria ou mais quente.

 Na água fria, por exemplo, ao redor dos 25ºC o corpo perde calor e o nosso aparelho cardiovascular reage imediatamente elevando a pressão arterial, os vasos sanguíneos se contraem, no que chamamos de vaso espasmo, diminuindo o fluxo de sangue para a pele e outros órgãos, enquanto que a pulsação (frequência cardíaca) diminui rápida e progressivamente mais ou menos 10 batimentos por minuto, e nos casos extremos como a travessia do Canal da Mancha onde a temperatura do mar se aproxima dos 4ºC.




Isso ocorre de maneira abrupta ao se mergulhar principalmente de cabeça onde os receptores de temperatura na pele são em maior quantidade, por isso para pessoas com algum problema de saúde o recomendado é entrar numa piscina pelos pés!
 Na verdade essas pessoas não acostumadas devem evitar águas com menos de 28ºC. E mais, se a pessoa procurar se movimentar ainda mais na água para “se aquecer”, só irá piorar a situação, podendo ocorrer a temida hipotermia, pois irá aumentar a transpiração e perder mais calor interno.

Outra situação é a alta temperatura da água, vários relatos de complicações cardíacas e neurológicas ocorreram com águas com mais de 35ºC, caracterizando a hipertermia. Foi o que causou a morte em 2010 em Dubai, do americano campeão pan-americano (RJ) da prova maratona aquática em mar aberto, Fran Crippen.


Sem dúvida a natação é ótima modalidade esportiva, e a modalidade hidroginástica está indicada para reabilitação ortopédica e reumatológica. é uma modalidade de atividade física perfeita para os obesos.

 Lembramos para quem tiver osteoporose de qualquer nível, que ao fazer hidroginástica deve acrescentar exercícios de fortalecimento muscular antes ou depois de entrar na água, exatamente para não agravar essa doença que precisa de exercícios resistidos (de força) para o cálcio se fixar nos ossos, o que a hidroginástica pode não proporcionar as vezes, lembrando que pode depender muito do fator genético, e o biotipo de cada um.

Comentários