Tudo é ciência, e a mesma responde, exatamente, muito se tem visto em cenas fictícias de novelas, ou filmes, em que se joga, um ventilador ligado, na água, e de repente alguém morre eletrecutado.
|
Foto produção rede rd |
Será isso verdade ou mito ou Ficção?
As rede alternada contínua, com a simbologia AC, e voltagens considerada de baixa tensão, e de uso doméstico, conhecida popularmente como 110 volts, certificada a 127 volts, como se alterna chega a picos de 110 à 127 volts. Há também em muitas residências o comum 220 volts, a tensão usada em chuveiros elétricos.
Para entendermos, vamos aos bons condutores de energia elétrica ou seja os que conduzem a energia, o caminho pela qual ela percorre, na corrente elétrica , os elétrons precisam correr, e quanto maior a velocidade que percorrem melhor é o caminho ou sua condução.
Poderemos usar o exemplo de vias ruas e rodovias, quanto ao fluxo de automoveís, e assim esclareceremos melhor.
Como assim? :
Observem que quanto mais larga a avenida, caberá mais carros, e os mesmos terão mais espaço para fluír bem, e se acaso a rua for mais estreita, teremos carros amontoados em trânsito, assim impede o fluxo rápido dos automoveís. Assim teremos uma rua ou avenida estreita que resiste a facilidade de fluxo impedindo os carros de percorrer .
Se a pista for boa qualidade, com um bom asfalto, teremos velocidade melhor e maior. Assim também, temos os condutores de energia elétricas que são os cabos condutores, ou seja se são de boa qualidade, e se tem bom espaço, para os elétrons percorrer, teremos assim um bom condutor de energia.
Voltando ao exemplo dos carros, se tivermos boa pista e espaço, chegarão os automoveís, mais rápido, ao seu destino, e em maior quantidade.
Voltando à energia elétrica, se tivermos um bom cabo ou condutor, a corrente elétrica chegará mais intensa, sim com maior velocidade, e maior potência.
Conclusão, teremos chances de condução de corrente se tivermos um bom condutor.
A água, não é uma boa condutora de energia elétrica, porém pode sim passar corrente, mas com pouca intensidade.
A água também pode facilitar a passagem de corrente elétrica, por exemplo, a madeira seca, se molharmos e colocarmos em uma corrente elétrica, poderemos sentir leves shocks com as mãos, e antes com a madeira seca não teríamos esse shock elétrico.
A eletricidade sempre buscará o melhor caminho, para percorrer, e isto é um fato.
O corpo humano, tem sais, e água, e pode sim ser um condutor de energia elétrica, mas não é um bom condutor, se acaso fosse, a corrente elétrica passaria tão rápido pelo corpo humano, e o mesmo não sentiria nada, mas sendo um mau condutor, impede a passagem rápida de corrente, e essa resistência ou acumulo de energia no corpo humano pode ser fatal.
O corpo humano, pode ser até melhor receptor de energia elétrica, por conter vários nutrientes químicos, e a água pode sim favorecer essa situação.
Ao jogar um ventildor na píscina, ou um secador de cabelo, ligado, e dentro da água, o mesmo aparelho continuará ligado.
A corrente elétrica encontra o melhor caminho continuando o seu trabalho em fazer o ventilador ou secador de cabelo funcionar.
A água sim poderá receber corrente leve de energia elétrica, mas não o suficiênte para eletrecutar o corpo humano, como mostram em filmes de ficção.
O grave problema haverá se a pessoa encostar o corpo no motor do ventilador ou secador, assim será o contado do corpo com o metal do motor, e a água servirá para auxiliar o aumento da recepção de energia no corpo humano, ou seja, com a água haverá mais resistência para energia elétrica sair de seu corpo, o que fará com que seu corpo receba maior tensão, o que poderá ser fatal.
O metal é melhor condutor de energia, do que a água, e o corpo humano também por conter mais nutrientes químicos que a água natural limpa e potável.
Mas ao jogar apenas o ventilador ou secador ligados na água, não ocorrerá curto-circuíto, ou explosão, poderá sim deixar a água energizada, mas não com potência suficiênte para eletrecutar fatalmente alguém.
Dando tempo para a pessoa sair da água e se esquivar de danos maiores.
Porém, eletricidade nunca foi brinquedo, e qualquer erro pode ser fatal até mesmo para quem ir jogar um motor ligado na água.
O melhor é sempre evitar de correr riscos, e jamais devem comparar eletricidade com alguma brincadeira.
Quanto mais próximo estiver do motor do ventilador, a tensão será maior e quanto mais distante será menor.
A alta tensão, ou seja, de 1000 volts para cima, em contato com a água da piscina poderá sim gerar descarga elétrica e levar uma pessoa ou mais a óbito, se o condutor de alta tensão entrar em contato com a água e estiver uma pessoa ou mais ou animais na água, todos sofrerão certamente o impacto.
Ocorre que, pelo fato da água não ser uma boa condutora, ela diminuirá a tensão, mas mesmo assim a água dará condição de matar, se a água entrar em contado com um cabo condutor de 1000 volts, claramente, a tensão na água será menor, porém uma tensão de 110 volts, 127 volts ou 220volts, já é capaz de matar.
Confirmando que se um cabo de 127 volts cair na água dificilmente matará alguém pelo fato da tensão ser diminuída devido à resistência da água em conduzir energia elétrica.
Mas um cabo de alta tensão de mil volts ou mais, em contato com a água da piscina, irá ter a tensão reduzida, porém essa tensão é capaz de matar.
Comentários
Postar um comentário