Se um Ventilador Ou Secador de Cabelo Ligado cair na Piscina ou Banheira cheia de água, poderá matar alguém Eletrecutado ???


 Tudo é ciência, e a mesma responde, exatamente, muito se tem visto em cenas fictícias de novelas, ou filmes, em que se joga, um ventilador ligado, na água, e de repente alguém morre eletrecutado.

se jogar um ventilador na água  ligado ele pode matar alguém eletrecutado
Foto produção rede rd



Será isso verdade ou mito ou Ficção?

As rede alternada contínua, com a simbologia AC, e voltagens considerada de baixa tensão,  e de uso doméstico, conhecida popularmente  como 110 volts, certificada a 127 volts, como se alterna chega a picos de 110 à 127 volts. Há também em muitas residências o comum 220 volts, a tensão usada em chuveiros elétricos.


jogar ventilador na banheira ou píscina



Para entendermos, vamos aos bons condutores de energia elétrica ou seja os que conduzem a energia, o caminho pela qual ela percorre, na corrente elétrica , os elétrons precisam correr, e quanto maior a velocidade que percorrem melhor é o caminho ou sua condução.



Poderemos usar o exemplo de vias ruas e rodovias, quanto ao fluxo de automoveís,  e assim esclareceremos melhor.

Como assim? :

Observem que quanto mais larga a avenida, caberá mais carros, e os mesmos terão mais espaço para fluír bem, e se acaso a rua for mais estreita, teremos carros amontoados em trânsito, assim impede o fluxo rápido dos automoveís. Assim teremos uma rua ou avenida estreita que resiste a facilidade de fluxo impedindo os carros de percorrer .

 Se a pista for boa qualidade, com um bom asfalto, teremos velocidade melhor e maior. Assim também, temos os condutores de energia elétricas que são os cabos condutores, ou seja se são de boa qualidade, e se tem bom espaço, para os elétrons percorrer, teremos assim um bom condutor de energia.



Voltando ao exemplo dos carros, se tivermos boa pista e espaço, chegarão os automoveís, mais rápido, ao seu destino, e em maior quantidade.

Voltando à energia elétrica, se tivermos um bom cabo ou condutor, a corrente elétrica chegará mais intensa, sim com maior velocidade, e maior potência.

Conclusão, teremos chances de condução de corrente se tivermos um bom condutor.

secador de cabelo na água shock elétrico



A água, não é uma boa condutora de energia elétrica, porém pode sim passar corrente, mas com pouca intensidade.




A água também pode facilitar a passagem de corrente elétrica, por exemplo, a madeira seca, se molharmos e colocarmos em uma corrente elétrica, poderemos sentir leves shocks com as mãos, e antes com a madeira seca não teríamos esse shock elétrico.

A eletricidade sempre buscará o melhor caminho, para percorrer, e isto é um fato.     

O corpo humano, tem sais, e água, e pode sim ser um condutor de energia elétrica, mas não é um bom condutor, se acaso fosse, a corrente elétrica passaria tão rápido pelo corpo humano, e o mesmo não sentiria nada, mas sendo um mau condutor, impede a passagem rápida de corrente, e essa resistência ou acumulo de energia no corpo humano pode ser fatal.

O corpo humano, pode ser até melhor receptor de energia elétrica, por conter vários nutrientes químicos, e a água pode sim favorecer essa situação.

Ao jogar um ventildor na píscina, ou um secador de cabelo, ligado, e dentro da água, o mesmo aparelho continuará ligado.

A corrente elétrica encontra o melhor caminho continuando o seu trabalho em fazer o ventilador ou secador de cabelo funcionar.




A água sim poderá receber corrente leve de energia elétrica, mas não o suficiênte para eletrecutar o corpo humano, como mostram em filmes de ficção.

O grave problema haverá se a pessoa encostar o corpo no motor do ventilador ou secador, assim será o contado do corpo com o metal do motor, e a água servirá para auxiliar o aumento da recepção de energia no corpo humano, ou seja, com a água haverá mais resistência para energia elétrica sair de seu corpo, o que fará com que seu corpo receba maior tensão, o que poderá ser fatal.

O metal é melhor condutor de energia, do que a água, e o corpo humano também por conter mais nutrientes químicos que a água natural limpa e potável.

Mas ao jogar apenas o ventilador ou secador ligados  na água, não ocorrerá curto-circuíto, ou explosão, poderá sim deixar a água energizada, mas não com potência suficiênte para eletrecutar fatalmente alguém.

Dando tempo para a pessoa sair da água e se esquivar de danos maiores. 

Porém, eletricidade nunca foi brinquedo, e qualquer erro pode ser fatal até mesmo para quem ir jogar um motor ligado na água.

O melhor é sempre evitar de correr riscos, e jamais devem comparar eletricidade com alguma brincadeira.

Quanto mais próximo estiver do motor do ventilador, a tensão será maior e quanto mais distante será menor.

A alta tensão, ou seja, de 1000 volts para cima, em contato com a água da piscina poderá sim gerar descarga elétrica e levar uma pessoa ou mais a óbito, se o condutor de alta tensão entrar em contato com a água e estiver uma pessoa ou mais ou animais na água, todos sofrerão certamente o impacto.

Ocorre que, pelo fato da água não ser uma boa condutora, ela diminuirá a tensão, mas mesmo assim a água dará condição de matar, se a água entrar em contado com um cabo condutor de 1000 volts, claramente, a tensão na água será menor, porém uma tensão de 110 volts, 127 volts ou 220volts, já é capaz de matar.

Confirmando que se um cabo de 127 volts cair na água dificilmente matará alguém pelo fato da tensão ser diminuída devido à resistência da água em conduzir energia elétrica. 

Mas um cabo de alta tensão de mil volts ou mais, em contato com a água da piscina, irá ter a tensão reduzida, porém essa tensão é capaz de matar.


 





Comentários