Questionário Unidade I
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PERGUNTA 1
- Atualmente,
para acompanhar as transformações da sociedade, são requeridas mudanças
não só na estrutura organizacional, mas, acima de tudo, nos paradigmas que
fundamentam a construção de uma nova proposta educacional. Para que isso
aconteça, é fundamental que ocorra:
I- O
desenvolvimento de uma gestão escolar mais dinâmica, diferente da hoje
vivenciada.
II- Uma
gestão participativa em que o poder não esteja centralizado em uma única
pessoa, mas sim nas diferentes esferas de responsabilidade, possibilitando
relações cooperativas, horizontais, com o poder de decisão construído
coletivamente, por meio da participação dos vários segmentos da comunidade
escolar e local, nos órgãos colegiados existentes na escola.
III- Uma
gestão em que todos opinem, mas prevaleça a opinião do gestor.
Assinale a
alternativa correta.
|
a. |
I está correta. |
|
b. |
II está correta. |
|
c. |
III está correta. |
|
*d*. |
I e II estão corretas. |
|
e. |
II e III estão
corretas. |
1 pontos
PERGUNTA 2
- Complete as lacunas em branco das frases:
a) A
transparência da gestão de recursos financeiros e o seu controle social se
impõem hoje não só como prioridade conferida à(ao) ________________, mas também
como condição para uma gestão mais eficaz.
b) A
gestão da educação, seja na escola ou no sistema de ensino, provém de uma
______________________ que traça as direções a serem trilhadas.
c)
Um planejamento não precisa necessariamente se consubstanciar em um documento,
mas, quando isso acontece, ele resulta em __________, __________ ou _____________.
Nesse sentido, diferenciam-se os conceitos de planejamento e plano, que é um
dos possíveis resultados do planejamento. Os demais resultados possíveis são os
programas e os projetos. O ________________ é um processo. _________,__________
ou ______________ são resultados possíveis desse processo.
d)
As políticas educacionais se restringiram a intervenções setoriais parciais,
privilegiando as camadas sociais mais abastadas e marginalizando os mais
pobres, ao desqualificar sua formação inicial. A educação, principalmente nas
grandes cidades, sofre há muitas décadas, por exemplo, com a
descontinuidade _____________________________.
e)
Tradicionalmente, a maior preocupação da educação pública nas cidades e nas
metrópoles tem sido administrar a pressão por vagas para muitos alunos que
precisam ingressar no sistema a cada ano, especialmente na Educação
____________. Esse acréscimo quantitativo, no entanto, geralmente, resulta em
um decréscimo _______________ por vários motivos, dentre os quais se destaca a
contratação de professores com formação precária, por vezes sem
__________________________ para o exercício de uma função social tão complexa.
Assinale
a alternativa correta:
|
a. |
Educação
Infantil; política pública; planejamento, projeto ou plano; programa;
projeto; plano, programa; projeto político-pedagógico; infantil;
quantitativo; qualificação desnecessária. |
|
*b*. |
Educação
pública; política de educação; plano, programa ou projeto; planejamento;
plano, programa ou projeto; político-administrativa; infantil; qualitativo;
qualificação necessária. |
|
c. |
Ensino
Fundamental; gestão democrática; plano, programa ou projeto; plano; programa
ou projeto; política pública; gestão; Ensino Fundamental; quantitativo;
qualificação necessária. |
|
d. |
Ensino Médio;
gestão democrática; plano, planejamento ou projeto; político-administrativa;
projeto ou programa; administração pública; gestão democrática; Ensino Médio;
quantitativo; qualificação desnecessária. |
|
e. |
Educação
pública; política pública; projeto, plano ou planejamento; projeto
político-pedagógico; planejamento; projeto político-pedagógico; política
pública; educação pública; Educação Infantil; qualitativa; qualificação
necessária. |
1 pontos
PERGUNTA 3
- A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de
consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à
construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso
definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente
e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é
um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto,
o projeto político-pedagógico se constitui como:
|
a. |
Instrumento
legitimador das ações normativas do gestor. |
|
b. |
Desenvolvimento
de ações espontâneas da comunidade escolar. |
|
c. |
Incorporação de
múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade e não
aplicadas na escola no dia a dia. |
|
d. |
Implementação de
estrutura organizacional visando à administração interna da escola, sem
interferência de outros componentes importantes. |
|
*e*. |
Definição de
princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola. |
1 pontos
PERGUNTA 4
- Especificamente, a gestão da escola é realizada com base nas
políticas educacionais definidas pelo Poder Público. Gerir é conduzir os
destinos de um empreendimento, levando-o a alcançar os seus objetivos.
Isso se faz de diferentes modos, dentre os quais os mais conhecidos são:
|
*a*. |
Administração,
cogestão e autogestão. |
|
b. |
Direção, setor
técnico-administrativo e cogestão. |
|
c. |
Corpo docente,
corpo discente e administração. |
|
d. |
Conselho de
escola, administração e cogestão. |
|
e. |
Autogestão,
setor pedagógico, pais e comunidade. |
1 pontos
PERGUNTA 5
- O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação mantém, entre
outros, os seguintes programas:
I-
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
II- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
III- Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE).
IV- Programa do livro.
Assinale
a alternativa correta:
|
a. |
I e II estão
corretas. |
|
b. |
II e III estão
corretas. |
|
c. |
III e IV estão
corretas. |
|
d. |
Nenhuma das
alternativas está correta. |
|
*e*. |
Todas as alternativas
estão corretas. |
1 pontos
PERGUNTA 6
- A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão
assegurar no financiamento da educação básica:
I-
Apenas a melhoria da qualidade de ensino e a erradicação do analfabetismo.
II-
A melhoria da qualidade de ensino, de forma a garantir padrão mínimo de
qualidade definido nacionalmente.
III-
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão implementar planos de
carreira e remuneração dos profissionais da educação básica, contemplando a
capacitação profissional especialmente voltada à formação continuada com vistas
à melhoria da qualidade de ensino.
Assinale
a alternativa correta:
|
a. |
Todas as
alternativas estão corretas. |
|
b. |
Todas as
alternativas estão incorretas. |
|
c. |
I e II estão
corretas. |
|
*d*. |
II e III estão
corretas. |
|
e. |
e) I e III estão
corretas. |
1 pontos
PERGUNTA 7
- Assinale as alternativas como verdadeiras ou falsas:
(
) O sistema de avaliação na educação básica deve ser capaz de identificar os
desafios institucionais de infraestrutura dos sistemas de educação e aferir o
processo de democratização nas escolas, utilizando os indicadores de avaliação
existentes para garantir a melhoria do trabalho escolar, bem como o
aperfeiçoamento do senso crítico do estudante.
(
) A gestão democrática dos sistemas de ensino e das instituições educativas não
constitui as dimensões que possibilitam o acesso à educação de qualidade como
direito universal.
(
) A política educacional deve estar direcionada à construção de um projeto
político-pedagógico que tenha como fundamentos a autonomia, a qualidade social,
a gestão democrática e participativa e a diversidade cultural, étnico-racial,
de gênero, do campo, como já debatido anteriormente.
(
) O Saeb passou a integrar também a Educação Infantil, além dos Ensinos
Fundamental e Médio, que já eram avaliados. As aplicações passaram a acontecer
para turmas de creche, pré-escola, 2º ano, 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino
Médio.
(
) O Censo Escolar não é o principal instrumento de informação da educação
básica no Brasil.
Assinale
a alternativa correta.
|
a. |
Verdadeiro,
falso, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro. |
|
b. |
Falso,
verdadeiro, falso, verdadeiro, verdadeiro. |
|
*c*. |
Verdadeiro,
falso, verdadeiro, verdadeiro, falso. |
|
d. |
Falso, falso,
verdadeiro, verdadeiro, falso. |
|
e. |
Verdadeiro,
verdadeiro, verdadeiro, falso, verdadeiro. |
1 pontos
PERGUNTA 8
- As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro
possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
I -
Como fase única, com o sistema de seleção unificada.
II -
Como primeira fase para os vestibulares.
III
- Combinado com o vestibular da instituição, devendo a instituição definir o
percentual que a nota do Enem integrará na média final do vestibular.
IV -
Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
V -
Não será necessário efetuar processo de seleção para entrar na universidade.
Assinale
a alternativa correta:
|
a. |
I, II, IV e V
estão corretas. |
|
b. |
II, III e IV
estão corretas. |
|
c. |
III, IV e V
estão corretas. |
|
*d*. |
I, II, III e IV
estão corretas. |
|
e. |
Todas as
alternativas estão corretas. |
1 pontos
PERGUNTA 9
- Qual a definição do conceito de planejamento?
|
a. |
Um processo que
deve ser escrito na escola mediante todos os envolvidos. |
|
*b*. |
Um processo
mental que supõe análise, reflexão e previsão. Não precisa necessariamente se
consubstanciar em um documento, mas, quando isso acontece, ele resulta em um
plano, programa ou projeto, que diferem um do outro pelo nível de
abrangência. |
|
c. |
Apresenta-se uma
sugestão e participa do debate segundo os seus interesses. Ao final, o que se
pretende é chegar a um resultado consensual, uma política a ser adotada e
consubstanciada em diplomas legais, planos, programas e projetos. |
|
d. |
No caso da
educação, significa debater o tema com representantes de todos os elementos
que se interessam por ela: donos das escolas particulares, setor público
ligado ao tema, alunos, funcionários das escolas, pais de alunos, professores
e qualquer outro interessado. |
|
e. |
Planejamento se
dá apenas no início do ano letivo para verificar e analisar os projetos e
conteúdos que irão acontecer no decorrer do ano. |
1 pontos
PERGUNTA 10
- Responda verdadeiro ou falso:
(
) É no projeto político-pedagógico que são definidas as prioridades e as
necessidades de uma unidade escolar, para o direcionamento de sua atuação rumo
à qualidade de ensino, em uma ação articulada de todos os envolvidos com a
realidade da escola.
( )
A escola deve organizar o seu trabalho pedagógico, assumindo suas
responsabilidades, esperando que as esferas administrativas superiores tomem
essa iniciativa, mas que estas lhe deem condições e, para isso, é fundamental
que as relações entre escola e outros órgãos do sistema de ensino sejam
fortalecidas cada vez mais.
(
) O diretor é o líder na escola. Na gestão democrática podemos situá-lo como o
líder dos líderes, tendo em vista a participação coletiva e as relações
horizontais que devem acontecer no clima organizacional.
(
) A escola é organizada com a finalidade de atingir objetivos, os quais
orientam a tomada de decisões. Os objetivos da escola abrangem a aprendizagem
escolar, a formação da cidadania, de valores e atitudes. Conhecê-los bem é uma
necessidade, principalmente para o diretor e os professores, porém alunos e
pais não precisam conhecer esses objetivos.
(
) Na escola burocrática há apenas o seguimento de uma rotina. Observa-se uma
ausência de desafios e vitórias. O conhecimento é fragmentado tanto nas funções
técnicas quanto nas funções docentes. Esse processo de gestão, que grande parte
das escolas costuma utilizar, baseia-se na concepção de educação derivada do
paradigma racional positivista, segundo o qual a relação sujeito versus objeto
é vista de forma fragmentada, verticalizada.
Assinale
a alternativa correta:
|
*a*. |
Verdadeiro,
falso, verdadeiro, falso, verdadeiro. |
|
b. |
Falso,
verdadeiro, falso, verdadeiro, verdadeiro. |
|
c. |
Falso, falso,
falso, verdadeiro, verdadeiro. |
|
d. |
Verdadeiro,
verdadeiro, falso, verdadeiro, verdadeiro. |
|
e. |
Verdadeiro,
falso, falso, falso, verdadeiro. |
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