Planejamento e Políticas Públicas Da Educação Questionário Unidade I
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Questionário Unidade I
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PERGUNTA 1
Atualmente,
para acompanhar as transformações da sociedade, são requeridas mudanças
não só na estrutura organizacional, mas, acima de tudo, nos paradigmas que
fundamentam a construção de uma nova proposta educacional. Para que isso
aconteça, é fundamental que ocorra:
I- O
desenvolvimento de uma gestão escolar mais dinâmica, diferente da hoje
vivenciada.
II- Uma
gestão participativa em que o poder não esteja centralizado em uma única
pessoa, mas sim nas diferentes esferas de responsabilidade, possibilitando
relações cooperativas, horizontais, com o poder de decisão construído
coletivamente, por meio da participação dos vários segmentos da comunidade
escolar e local, nos órgãos colegiados existentes na escola.
III- Uma
gestão em que todos opinem, mas prevaleça a opinião do gestor.
Assinale a
alternativa correta.
a.
I está correta.
b.
II está correta.
c.
III está correta.
*d*.
I e II estão corretas.
e.
II e III estão
corretas.
1 pontos
PERGUNTA 2
Complete as lacunas em branco das frases:
a) A
transparência da gestão de recursos financeiros e o seu controle social se
impõem hoje não só como prioridade conferida à(ao) ________________, mas também
como condição para uma gestão mais eficaz.
b) A
gestão da educação, seja na escola ou no sistema de ensino, provém de uma
______________________ que traça as direções a serem trilhadas.
c)
Um planejamento não precisa necessariamente se consubstanciar em um documento,
mas, quando isso acontece, ele resulta em __________, __________ ou _____________.
Nesse sentido, diferenciam-se os conceitos de planejamento e plano, que é um
dos possíveis resultados do planejamento. Os demais resultados possíveis são os
programas e os projetos. O ________________ é um processo. _________,__________
ou ______________ são resultados possíveis desse processo.
d)
As políticas educacionais se restringiram a intervenções setoriais parciais,
privilegiando as camadas sociais mais abastadas e marginalizando os mais
pobres, ao desqualificar sua formação inicial. A educação, principalmente nas
grandes cidades, sofre há muitas décadas, por exemplo, com a
descontinuidade _____________________________.
e)
Tradicionalmente, a maior preocupação da educação pública nas cidades e nas
metrópoles tem sido administrar a pressão por vagas para muitos alunos que
precisam ingressar no sistema a cada ano, especialmente na Educação
____________. Esse acréscimo quantitativo, no entanto, geralmente, resulta em
um decréscimo _______________ por vários motivos, dentre os quais se destaca a
contratação de professores com formação precária, por vezes sem
__________________________ para o exercício de uma função social tão complexa.
Assinale
a alternativa correta:
a.
Educação
Infantil; política pública; planejamento, projeto ou plano; programa;
projeto; plano, programa; projeto político-pedagógico; infantil;
quantitativo; qualificação desnecessária.
*b*.
Educação
pública; política de educação; plano, programa ou projeto; planejamento;
plano, programa ou projeto; político-administrativa; infantil; qualitativo;
qualificação necessária.
c.
Ensino
Fundamental; gestão democrática; plano, programa ou projeto; plano; programa
ou projeto; política pública; gestão; Ensino Fundamental; quantitativo;
qualificação necessária.
d.
Ensino Médio;
gestão democrática; plano, planejamento ou projeto; político-administrativa;
projeto ou programa; administração pública; gestão democrática; Ensino Médio;
quantitativo; qualificação desnecessária.
e.
Educação
pública; política pública; projeto, plano ou planejamento; projeto
político-pedagógico; planejamento; projeto político-pedagógico; política
pública; educação pública; Educação Infantil; qualitativa; qualificação
necessária.
1 pontos
PERGUNTA 3
A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de
consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à
construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso
definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente
e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é
um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto,
o projeto político-pedagógico se constitui como:
a.
Instrumento
legitimador das ações normativas do gestor.
b.
Desenvolvimento
de ações espontâneas da comunidade escolar.
c.
Incorporação de
múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade e não
aplicadas na escola no dia a dia.
d.
Implementação de
estrutura organizacional visando à administração interna da escola, sem
interferência de outros componentes importantes.
*e*.
Definição de
princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
1 pontos
PERGUNTA 4
Especificamente, a gestão da escola é realizada com base nas
políticas educacionais definidas pelo Poder Público. Gerir é conduzir os
destinos de um empreendimento, levando-o a alcançar os seus objetivos.
Isso se faz de diferentes modos, dentre os quais os mais conhecidos são:
*a*.
Administração,
cogestão e autogestão.
b.
Direção, setor
técnico-administrativo e cogestão.
c.
Corpo docente,
corpo discente e administração.
d.
Conselho de
escola, administração e cogestão.
e.
Autogestão,
setor pedagógico, pais e comunidade.
1 pontos
PERGUNTA 5
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação mantém, entre
outros, os seguintes programas:
I-
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). II- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). III- Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE). IV- Programa do livro.
Assinale
a alternativa correta:
a.
I e II estão
corretas.
b.
II e III estão
corretas.
c.
III e IV estão
corretas.
d.
Nenhuma das
alternativas está correta.
*e*.
Todas as alternativas
estão corretas.
1 pontos
PERGUNTA 6
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão
assegurar no financiamento da educação básica:
I-
Apenas a melhoria da qualidade de ensino e a erradicação do analfabetismo.
II-
A melhoria da qualidade de ensino, de forma a garantir padrão mínimo de
qualidade definido nacionalmente.
III-
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão implementar planos de
carreira e remuneração dos profissionais da educação básica, contemplando a
capacitação profissional especialmente voltada à formação continuada com vistas
à melhoria da qualidade de ensino.
Assinale
a alternativa correta:
a.
Todas as
alternativas estão corretas.
b.
Todas as
alternativas estão incorretas.
c.
I e II estão
corretas.
*d*.
II e III estão
corretas.
e.
e) I e III estão
corretas.
1 pontos
PERGUNTA 7
Assinale as alternativas como verdadeiras ou falsas:
(
) O sistema de avaliação na educação básica deve ser capaz de identificar os
desafios institucionais de infraestrutura dos sistemas de educação e aferir o
processo de democratização nas escolas, utilizando os indicadores de avaliação
existentes para garantir a melhoria do trabalho escolar, bem como o
aperfeiçoamento do senso crítico do estudante.
(
) A gestão democrática dos sistemas de ensino e das instituições educativas não
constitui as dimensões que possibilitam o acesso à educação de qualidade como
direito universal.
(
) A política educacional deve estar direcionada à construção de um projeto
político-pedagógico que tenha como fundamentos a autonomia, a qualidade social,
a gestão democrática e participativa e a diversidade cultural, étnico-racial,
de gênero, do campo, como já debatido anteriormente.
(
) O Saeb passou a integrar também a Educação Infantil, além dos Ensinos
Fundamental e Médio, que já eram avaliados. As aplicações passaram a acontecer
para turmas de creche, pré-escola, 2º ano, 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino
Médio.
(
) O Censo Escolar não é o principal instrumento de informação da educação
básica no Brasil.
As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro
possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
I -
Como fase única, com o sistema de seleção unificada.
II -
Como primeira fase para os vestibulares.
III
- Combinado com o vestibular da instituição, devendo a instituição definir o
percentual que a nota do Enem integrará na média final do vestibular.
IV -
Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
V -
Não será necessário efetuar processo de seleção para entrar na universidade.
Assinale
a alternativa correta:
a.
I, II, IV e V
estão corretas.
b.
II, III e IV
estão corretas.
c.
III, IV e V
estão corretas.
*d*.
I, II, III e IV
estão corretas.
e.
Todas as
alternativas estão corretas.
1 pontos
PERGUNTA 9
Qual a definição do conceito de planejamento?
a.
Um processo que
deve ser escrito na escola mediante todos os envolvidos.
*b*.
Um processo
mental que supõe análise, reflexão e previsão. Não precisa necessariamente se
consubstanciar em um documento, mas, quando isso acontece, ele resulta em um
plano, programa ou projeto, que diferem um do outro pelo nível de
abrangência.
c.
Apresenta-se uma
sugestão e participa do debate segundo os seus interesses. Ao final, o que se
pretende é chegar a um resultado consensual, uma política a ser adotada e
consubstanciada em diplomas legais, planos, programas e projetos.
d.
No caso da
educação, significa debater o tema com representantes de todos os elementos
que se interessam por ela: donos das escolas particulares, setor público
ligado ao tema, alunos, funcionários das escolas, pais de alunos, professores
e qualquer outro interessado.
e.
Planejamento se
dá apenas no início do ano letivo para verificar e analisar os projetos e
conteúdos que irão acontecer no decorrer do ano.
1 pontos
PERGUNTA 10
Responda verdadeiro ou falso:
(
) É no projeto político-pedagógico que são definidas as prioridades e as
necessidades de uma unidade escolar, para o direcionamento de sua atuação rumo
à qualidade de ensino, em uma ação articulada de todos os envolvidos com a
realidade da escola.
( )
A escola deve organizar o seu trabalho pedagógico, assumindo suas
responsabilidades, esperando que as esferas administrativas superiores tomem
essa iniciativa, mas que estas lhe deem condições e, para isso, é fundamental
que as relações entre escola e outros órgãos do sistema de ensino sejam
fortalecidas cada vez mais.
(
) O diretor é o líder na escola. Na gestão democrática podemos situá-lo como o
líder dos líderes, tendo em vista a participação coletiva e as relações
horizontais que devem acontecer no clima organizacional.
(
) A escola é organizada com a finalidade de atingir objetivos, os quais
orientam a tomada de decisões. Os objetivos da escola abrangem a aprendizagem
escolar, a formação da cidadania, de valores e atitudes. Conhecê-los bem é uma
necessidade, principalmente para o diretor e os professores, porém alunos e
pais não precisam conhecer esses objetivos.
(
) Na escola burocrática há apenas o seguimento de uma rotina. Observa-se uma
ausência de desafios e vitórias. O conhecimento é fragmentado tanto nas funções
técnicas quanto nas funções docentes. Esse processo de gestão, que grande parte
das escolas costuma utilizar, baseia-se na concepção de educação derivada do
paradigma racional positivista, segundo o qual a relação sujeito versus objeto
é vista de forma fragmentada, verticalizada.
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