Dronning af Danmark frasiger sig tronen i nytårstalen /Rainha da Dinamarca renuncia ao trono em pronunciamento de Ano Novo

  Margrethe II abdicerer tronen den 14. januar efter 52 år som landets monark Danmarks dronning, Margrethe II, på 83 år, abdicerer tronen den 14. januar efter 52 år som landets monark. 

Rainha da Dinamarca renuncia ao trono em pronunciamento de Ano Novo/Dronning af Danmark frasiger sig tronen i nytårstalen
Dronning Margrethe II af Danmark (Kredit: Reproduktion/Instagram @detdanskekongehus)Rainha Margrethe II da Dinamarca (Crédito: Reprodução/Instagram @detdanskekongehus )


Hun efterfølges af sin ældste søn, prins Frederik. 

 Udmeldingen kom fra hende selv, denne søndag (31) under nytårstalen, der blev sendt på landets TV.  Dronningen overtog tronen i 1972 og er i øjeblikket den længst siddende monark i Europa. 

 I februar gennemgik hun en rygoperation, der blev vurderet som vellykket. 

Det nævnte hun i sin tale: "Operationen fik mig naturligvis til at tænke på fremtiden, om tiden var inde til at give ansvaret videre til næste generation. 

Jeg besluttede, at nu er det rigtige tidspunkt. Den 14. januar kl. 2024, 52 år efter, at jeg efterfølger min elskede far, vil jeg abdicere tronen som dronning af Danmark," sagde hun. 

 Kort efter meddelte hun, at hun overlod rollen som monark til sin søn, prins Frederik.  

Parlamentarisk monarki I Danmark tilhører magten folketinget og den regering, der er dannet af den politiske front, der har flertallet af mandater i den lovgivende forsamling.

 Monarken må ikke blande sig i partipolitik og repræsenterer nationen i traditionelle formaliteter som statsbesøg og fejring af nationaldagen. 

 Margrethe er født i 1940 og havde bred opbakning fra danskerne, som satte pris på hendes dygtige og samtidig kreative personlighed.


Hendes Majestæt Dronningen har meddelt følgende i sin nytårstale:

  “Jeg har besluttet, at det er nu, der er det rigtige tidspunkt. 

Den 14. januar 2024 – 52 år efter jeg efterfulgte min elskede far – vil jeg træde tilbage som Danmarks dronning.

 Jeg overlader tronen til min søn Kronprins Frederik.  

 I aften vil jeg først og fremmest sige tak. En tak for den overvældende varme og støtte, som jeg har modtaget gennem alle år. 

En tak til de skiftende regeringer, som det altid har været givende at arbejde sammen med, og til Folketinget, som altid har mødt mig med tillid.   

Min tak skal lyde til alle de mange, mange mennesker, som ved særlige begivenheder, såvel som i hverdagen, har omsluttet mig og min familie med kærlige ord og tanker. 

Det har gjort disse år til en række af perler.   Den støtte og bistand, som jeg har modtaget gennem årene, har været afgørende for, at jeg har kunnet løfte min opgave.

 Det er mit håb, at det nye kongepar vil blive mødt med den samme tillid og hengivenhed, som er blevet mig til del. 

Det fortjener de! Det fortjener Danmark!   

Så vil jeg afslutte min sidste nytårstale med de ord, som jeg plejer:  

"GUD BEVARE DANMARK GUD BEVARE JER ALLESAMMEN” 

 I den kommende tid vil Kongehusets hjemmeside (https://www.kongehuset.dk/) blive opdateret løbende med information om tronskiftet den 14. januar 2024.



Margrethe II, vai abdicar ao trono no dia 14 de janeiro, depois de 52 anos como monarca do país

A rainha da Dinamarca, Margrethe II, de 83 anos, vai abdicar ao trono no dia 14 de janeiro, depois de 52 anos como monarca do país. Ela será sucedida pelo fillho mais velho, o príncipe Frederik.


O anúncio foi feito por ela mesma, neste domingo (31) durante o discurso de Ano Novo que foi transmitido pela TV do país.


A rainha assumiu o trono em 1972, é, atualmente, é a monarca mais longeva na Europa.


Em fevereiro, ela foi submetida a uma cirurgia nas costas que foi considerada bem-sucedida. Ela fez uma menção a isso em seu discurso: "A cirurgia naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração. 

Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca", disse ela.


Logo depois ela anunciou que deixa o posto de monarca para o filho, o príncipe Frederik.


Monarquia parlamentarista

Na Dinamarca, o poder é do parlamento e do governo formado pela frente política que tem a maioria dos assentos do Legislativo. 

O monarca não deve se envolver em política partidária e representa a nação em formalidades tradicionais, como visitas de Estado e celebrações do dia nacional.


Nascida em 1940, Margrethe teve amplo apoio dos dinamarqueses, que apreciam sua personalidade habilidosa e ao mesmo tempo criativa.


Nota, Postagem Instagram oficial;


A casa real dinamarquesa:

Sua Majestade a Rainha anunciou o seguinte no seu discurso de Ano Novo: “Decidi que agora é o momento certo. No dia 14 de janeiro de 2024 – 52 anos depois de ter sucedido ao meu amado pai – deixarei o cargo de Rainha da Dinamarca. Deixo o trono ao meu filho, o príncipe herdeiro Frederik. Esta noite, em primeiro lugar, quero dizer obrigado. 

Obrigado pelo calor e apoio esmagadores que recebi ao longo dos anos. 

Um obrigado aos governos em mudança, com quem sempre foi gratificante trabalhar em conjunto, e ao Parlamento dinamarquês, que sempre me recebeu com confiança. 

Os meus agradecimentos devem ser dirigidos a todas as muitas pessoas que, em eventos especiais, bem como na vida quotidiana, cercaram a mim e à minha família com palavras e pensamentos amorosos.

 Isso fez desses anos uma série de joias.

 O apoio e a assistência que recebi ao longo dos anos foram decisivos para que eu pudesse cumprir a minha tarefa. Espero que o novo casal real seja recebido com a mesma confiança e carinho que recebi.

 Eles merecem isso! A Dinamarca merece! Então terminarei o meu último discurso de Ano Novo com as palavras que costumo dizer:

 "DEUS GUARDE A DINAMARCA, DEUS GUARDE A TODOS" 

Nos próximos tempos, o site do Palácio Real (https://www.kongehuset.dk/) será continuamente atualizado com informações sobre o mudança do trono em 14 de janeiro de 2024.


Comentários