Semana de 4 dias; veja propostas de redução da jornada de trabalho em discussão no Congresso!
|
Quero Meus Direitos |
A carga horária de trabalho do brasileiro é maior do que a média mundial, de 38,2 horas, revela a OIT (organização Internacional do trabalho).
No país, a jornada máxima é de 44 horas semanais, e a média, de 39. Em Brasília, o Congresso Nacional discute uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que define 36 horas como a jornada máxima do trabalhador brasileiro, além de um projeto de lei que prevê redução de carga horária sem redução do salário em caso de acordo entre empregados e patrões.
O Brasil tem jornada de trabalho maior do que a média mundial, e o congresso discute redução e a média do país é de 39 horas semanais; segundo a Organização Internacional do Trabalho, número no mundo é de 38,2.
Empresas têm testado a diminuição dos dias de trabalho com o desafio de manter a produtividade em menos tempo.
Pelo menos dois projetos de lei com propostas de redução da jornada de trabalho estão em discussão no Congresso Nacional. O tema voltou a ganhar destaque após empresas brasileiras aderirem a um experimento internacional que testa o modelo de quatro dias de trabalho por semana. Nesse caso, o desafio é diminuir a carga dos colaboradores e manter a produtividade.
A diretora da Reconnect Happiness at Work explica como aumentar a felicidade corporativa
Ela também contou como empresas brasileiras vão reduzir a jornada de trabalho.
O conceito de felicidade no mundo corporativo surgiu em 2003, na Dinamarca, mas no Brasil, ainda é algo novo. A partir deste mes de janeiro, funcionários de 20 empresas brasileiras terão a jornada reduzida para 4 dias na semana e o desafio de manter a mesma produtividade.
Será que é possível? Em entrevista, a diretora da Reconnect Happines at Work, Renata Rivetti, explica como será o processo de transição dessas companhias e quais os desafios na hora de deixar o ambiente de trabalho mais agradável. veja o Vídeo a seguir:
Comentários
Postar um comentário