De onde Vem O Iman Ou Imã ? Você sabe de onde vem O imã Aquela espécime de pedra magnética !!!



Quem nunca viu um íman? ou ìmã ?
E afinal escreve-se íman ou ímã?
Ele está presente, em nosso dia a dia, as vezes em portas de geladeiras!
Há quem diga que são pedrinhas mágicas!
Existem ímãs em caixas acústicas de sons, e em fone de ouvidos!!!
Mas de onde vem? Oque são estes ímans??? Ímás?








Vamos então ao principio sim o íman natural, sim existe o íman da
natureza, e os Industriais, ou digamos manufaturados? 
 De certa forma poderemos dizer, ímãs criados pelo homem e ímãs vindos da natureza, lógico diremos simbolicamente manufaturados, ou seja, pela obra humana, o homem faz, mas não
especificamente com as mãos! 








Mas, por exemplo, quando pegamos uma agulha com as mãos, e colocamos junto a um ímã, e deixamos junto imantada, por algumas horas, poderemos dizer que criamos um imã com as mãos! Sendo que a agulha ficou levemente magnética, com a mesma propriedade de atração dos ímãs! E neste feito poderemos fazer uma bússola usando água, um pires e uma rolha. 
E como se escreve! ìman ou ímã???

Ímã é a ortografia brasileira e em Português europeu se escreve íman.


O íman natural chama-se, na verdade : magnetita, este é o nome real, do ímam vindo da natureza!

A Magnetita é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 72,4% de ferro e 26,7% de oxigênio.


 O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. 
É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.



Os Gregos no passado, misturando misticismo, crenças, achavam que  eram pedras mágicas, e o local onde havia as chamadas pedras mágicas eram lugares encantados!




O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia (região da Grécia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se.
 Digamos foi mais um mito grego!!!


Então você poderá dizer que é o íman ou Imã, que o mesmo é um mineral, sim um minério, vindo da nossa mãe terra!



E você sabia que encontramos ímãs dentro do Cérebro Humano!
Sim encontramos ímãs  também dentro do cérebro de alguns animais e também de aves!

 E pasmem em bactérias, também encontramos ímãs, sim, o ímam vem mesmo da natureza! 
depois os homens começaram a fabricar outros tipos de ímãs, mas sempre copiando a natureza!




Descobrimos e não faz assim muito tempo foi na década de 1960, 
com o  estudo de biomagnetismo que começou com as descobertas do paleontologista Heinz Lowenstam.

E outra curiosidade, no cérebro de alguns insetos também encontramos ímãs! Você sabia!!!!

Sim!  Cristais de magnetita são encontrados em certos tipos de bactérias (por exemplo, na Aquaspirillum magnetotacticum), em cérebros de abelhas, cupins, peixes, ursos, alguns pássaros (por exemplo, em pombos) e em seres humanos .

Então descobrimos que o íman natural é um minério, sendo então um mineral onde encontramos em grandes  quantidades!


Excesso de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, e nas Montanhas Adirondack, na região de Nova Iorque dos Estados Unidos. 

Também foram encontrados depósitos na Noruega, Alemanha, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, Pennsylvania, Carolina do Norte, Virginia, New Mexico, Utah e Colorado.


A Magnetita, ou popularmente o ímã, também são encontrados
dentro de algumas rochas, em formato de pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.






Ocorre que certas Rochas nascem a beira de Praias e as nas águas do
mar, e as ondas entram em atrito com essas rochas, e como diz um 
ditado popular; "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"



Sendo assim, pequenos fragmentos de ímãs são encontrados, algumas vezes, em grande quantidade nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta.

 Este tipo de areia é encontrada em vários lugares, principalmente na Califórnia (Estados Unidos ) e na costa oeste da Nova Zelândia. 



A magnetita é resultado de erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas, a magnetita é encontrada em formato de pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.

Os Imãs são tão da natureza que até vem também do espaço, sim encontramos os mesmo em meteoros, pelo fato de que a magnetita também é encontrada em meteoritos.


Outras curiosidades naturais: A magnetita, quando aquecida a uma temperatura superior a 550 °C, adquire a estrutura da hematita (Fe2O3).



Minerais de magnetita que contêm de 3,8% a 6,3% de manganês são denominados manganomagnetita, e quando está associada com o corindon é conhecida como esmeril.

Sim, podemos declarar que o ìmã vem mesmo da natureza e que da natureza é o seu princípio e que depois os homens fizeram ímãs industrializados, mas copiados do original da natureza.




Os ímanes podem ser naturais ou artificiais, e permanentes ou temporais.  Detalhe ìmanes são íman no plural!!!

Tipos de ímanes:

 Ímã natural é um mineral com propriedades magnéticas, como a Magnetita, que é um óxido de Ferro (Fe3O4).

Íman de neodímio-ferro-boro é um poderoso íman feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro — Nd2Fe14B. Esses ímanes são muito poderosos em comparação a sua massa, mas também são mecanicamente frágeis e perdem seu magnetismo em temperaturas acima de 120 °C.


Íman artificial é um corpo de material ferromagnético submetido a um intenso campo magnético; por fricção com um íman natural ou pela ação de correntes elétricas (eletromagnetismo) adquire propriedades magnéticas.

Íman permanente é feito de aço magnetizado (ferro com alto teor de carbono), a fim de manter permanentemente seu poder magnético. Também é utilizado alnico ou ferrite em alguns casos. No entanto, uma forte descarga elétrica, um impacto de grande magnitude, ou uma aplicação de uma elevada quantidade de calor podem causar perda de força magnética do íman. A altas temperaturas, os ímanes permanentes perdem seu magnetismo temporariamente, readquirindo quando são resfriados.





Íman temporal é temporariamente magnetizado por uma fonte de ondas eletromagnéticas. Quando a emissão dessas ondas cessa, o íman temporal deixa de possuir seu campo magnético. Esses ímanes são feitos com matérias paramagnéticas (normalmente ferro com baixo teor de carbono) por isso quando o campo magnético é removido o movimento Browniano rompe o alinhamento magnético do íman temporal.


Íman eletroíman é uma bobina (ou uma espira) por onde circula uma corrente elétrica, gerando um campo magnético. O eletroíman é uma espécie de íman temporal, pois seu campo magnético acaba quando é interrompida a passagem da corrente elétrica pela bobina.

Ímanes de Ferrite ou Cerâmica:


São feitos de um composto poroso de óxido de ferro em pó, bário e de carbonato de estrôncio. Devido ao baixo custo dos materiais, e dos métodos de fabricação, este tipo de íman é o mais barato do mercado, sendo muito utilizado em componentes eletrônicos (como em pequenos motores, por exemplo). São produzidos em grandes quantidades e em vários formatos diferentes; frágeis, devem ter o mesmo cuidado que é dado a outros materiais cerâmicos.

Ímanes de Alnico


Os ímanes de alnico são feitos por vazamento, ou sinterização de uma combinação de alumínio, níquel e cobalto com ferro, junto a pequenas quantidades de outros elementos adicionados para melhorar as propriedades do íman. A sinterização oferece características mecânicas superiores, que proporcionam maior intensidade de campos magnéticos e permite a concepção de variadas formas!



























 



 
 

Comentários