Postagem em destaque

Lula tem seus Presentes Apreendidos e Devolvidos Reintegrados ao Patrimônio Nacional




Desde o início da semana passada, um grupo de servidores do Planalto vem vasculhando centenas de caixas guardadas no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo com os bens pessoais de Lula para localizar cerca de 568 objetos desaparecidos(presentes ganhados quando era presidente). Desse total, os servidores já encontraram 390 peças que serão reintegradas ao patrimônio presidencial.
Presentes que o Ex Presidente lula havia ganhado, devolvidos a União

No ano passado já foram apreendidos outros presentes recebidos por Lula de chefes de estados e outras autoridades enquanto ele ocupava a Presidência — especialmente espadas, medalhas, canetas, insígnias e arte sacra. Todo o material estava em um cofre no Banco do Brasil.




Os objetos foram analisados por uma comissão da Secretaria de Administração da Presidência, que apontou que "presentes ofertados pelo Presidente da República aos chefes de estado e/ou de governo estrangeiros são adquiridos com recursos públicos da União, logo os presentes que ela receba em troca, também deveriam ser revertidos ao patrimônio da União".

ex presidentes do Brasil


Com base no pedido da própria secretaria para que os presentes fossem levados ao acervo nacional, Moro disse que a solicitação é pertinente.


"Se ela [a secretaria] afirma que parcela dos bens deve ser incorporada ao patrimônio da Presidência da República, é isso que deve ser feito, não cabendo a este Juízo maiores considerações, muito embora, pelos dispositivos citados, lhe caiba aparentemente razão", pontou o juiz.






ÚLTIMAS DE BRASIL

 Objetos encontrados no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo  na Caça ao tesouro: Planalto tenta localizar presentes dados a Lula e Dilma
18/05/2018 BRASÍLIA - Depois de um longo processo de catalogação de milhares de objetos que integram o patrimônio presidencial, o Palácio do Planalto abriu há dez dias uma investigação para identificar o paradeiro de mais de 700 itens registrados no acervo da Presidência da República que teriam desaparecido durante os governos dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.






As buscas foram determinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2016, a partir de uma lista de presentes recebidos pelos ex-presidentes em eventos oficiais durante seus mandatos.
Investigação busca identificar o paradeiro de 712 itens registrados no acervo da Presidência da República que cconsideram como se teriam desaparecido. Dando continuidade ao que o Juiz Sergio Moro havia determinado em  2017,
que presentes recebidos por Lula enquanto presidente voltem ao patrimônio federal.Outros Objetos foram apreendidos na Operação Lava Jato e estavam em um cofre no Banco do Brasil - entre os presentes, advindos de chefes de estados, há medalhas, espadas, canetas, insígnias e arte sacra, por exemplo.


*Fontes semelhantes: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/politica/2018/05/planalto-tenta-localizar-presentes-dados-a-lula-e-dilma-1014131778.html




*Fontes semelhantes:https://oglobo.globo.com/brasil/planalto-faz-caca-ao-tesouro-por-presentes-dados-lula-dilma-22693252


Presentes que o ex presidente Lula Ganhou




Comentários