O Facebook e seu compromisso com a verdade, e a privacidade das pessoas, e a ética, preocupa-se com perfis, fake, e notícias falsas que propagam mentiras.
Sendo assim, após avaliação, de acordo com a prevenção, de dados falsos.
O MBL, diz que é censura, e que vai procurar a justiça!
Porém o Facebook retirou do ar uma série de páginas e usuários que eram usados pelo MBL "Movimento Brasil Livre" para disseminar conteúdo que incluia notícias falsas, como os perfis Jornalivre, Brasil 200 e O Diário Nacional.
No combate o Facebook removeu 196 páginas, e 87 contas foram removidas com base no código de autenticidade da rede social, porque "escondiam das pessoas a natureza e origem de seu conteúdo" e tinham o propósito de gerar "divisão e espalhar desinformação".
NOTA DO FACEBOOK:
"O Facebook afirma que “essas páginas e perfis faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.
Ou seja, ao derrubar o perfil pessoal de Francine, a empresa indica que pode se tratar de um perfil usado para disseminar fake news." Um dos perfis pessoais que saiu do ar é o de Francine Galbier, autora de 2.324 textos publicados no site O Diário Nacional.
O Facebook já havia antes derrubado um aplicativo utilizado pelo movimento para disparar conteúdo automaticamente em centenas de páginas, mas essa foi a primeira vez que uma ação desse tamanho ocorreu no Brasil.
Comentários
Postar um comentário