HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE Questionário 1

 



                                           HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE Questionário 1

Unip História Social da Arte respostas questionário
A Arte






PERGUNTA 1

  1. A arte bizantina e a egípcia apresentam determinadas convenções quanto à representação da posição dos corpos. Ao adotar posturas rígidas de representação podemos afirmar que:

a.

Os egípcios e os bizantinos não tinham criatividade na arte.

*b*.

A representação de uma figura com postura rígida permite ao observador uma atitude de respeito e veneração.

c.

Os egípcios copiaram os bizantinos e com isso enfraqueceram sua produção artística.

d.

A representação de uma figura com postura rígida não permite ao observador decodificar muito bem os sentidos ali presentes.

e.

A utilização de imagens rígidas era muito rara entre os egípcios e muito mais comum entre os bizantinos.


PERGUNTA 2

  1. A formação de uma imagem na mente do artista, a comunicação dessa imagem por meio do objeto feito pelo artista e o observador, que olha tanto a obra como o seu produtor nos remetem à conexão:

a.

Entre imaginação e realidade.

*b*.

Entre artista e obra.

c.

Entre a obra e o objeto concreto.

d.

Entre o artista e sua imaginação.

e.

Entre a imaginação do receptor e a concretude da imagem.


PERGUNTA 3

  1. Ao escolher trabalhar com história social da arte é preciso lembrar que existem dificuldades em definir um conceito de arte: cada período histórico possui diferentes formas de expressão artística e cultural. Pareyson considera a existência de três momentos fundamentais no processo artístico. São eles.

*a*.

O fazer, o conhecer e o exprimir.

b.

O sonhar, o desenhar, o finalizar.

c.

O exprimir, o sentir, o finalizar.

d.

O pensar, o sonhar, o esboçar.

e.

O desejar, o desdenhar, o esboçar.


PERGUNTA 4

  1. As imagens não são simples “ilustrações”, “figuras”, “gravuras” e “desenhos”, que servem para deixar o texto mais colorido, menos pesado e mais chamativo. Assim podemos explicar a necessidade do estudo da história social da arte, pois:

a.

A iconografia é uma rica fonte apenas para os professores especializados nos assuntos relacionadas à arte, devendo ser trabalhada apenas por especialistas.

b.

A iconografia, apesar de guardar alguma relação com o produtor, não deve ser trabalhada com tanta importância nas aulas de história.

*c*.

A iconografia é uma fonte rica que traz embutidas as escolhas do produtor e aspectos do contexto histórico.

d.

O trabalho com as imagens remete sempre ao momento de sua produção e nunca sobre o momento em que a análise é realizada.

e.

Os alunos não conhecem mais nada de arte e essa seria a única oportunidade de mostrar algumas obras para eles.


PERGUNTA 5

  1. As representações humanas variaram no decorrer da história. Considerando a pré-história, é correto afirmar que:

a.

Como todos os grupos humanos têm a mesma matriz de origem, suas representações são sempre idênticas.

b.

No paleolítico a arte é mais abstrata e no neolítico é mais naturalista.

c.

No neolítico não existem representações humanas.

d.

No neolítico apenas os animais são estilizados, os humanos são naturalizados nas imagens.

*e*.

No neolítico as figuras humanas são mais estilizadas e também aparecem em situações coletivas, como em caçadas, por exemplo.


PERGUNTA 6

  1. O professor Ulpiano Bezerra de Menezes (2003, p. 14) afirma: A História Social da Arte já está aberta para a problemática não só da produção, circulação (comercialização e outras mediações institucionais) e representação  de seus objetos, como também de sua apropriação e consumo (...) Porém, de muito mais amplas consequências para nossos objetivos do que as teorias da recepção são as propostas que começaram a surgir há quase duas décadas, de incluir a materialidade das representações visuais no horizonte dessas preocupações e entender as imagens como coisas que participam das relações sociais e, mais que isso, como práticas materiais.
     
    De acordo com o exposto podemos afirmar que:

a.

Não importa o contexto de produção, apenas o de recepção.

b.

As imagens nos transportam diretamente para a realidade representada.

*c*.

As imagens dão acesso não ao mundo social diretamente, mas sim a visões contemporâneas daquele mundo.

d.

Não importa o contexto de recepção, apenas o da produção.

e.

O contexto deve ser relativizado pois se a época não tem muita importância, a imagem também não terá importância.


PERGUNTA 7

  1. Para Roland Barthes, as imagens são portadoras "de uma dupla mensagem: uma codificada (conotação), que remete a um determinado saber cultural e seus significados, e outra não codificada (denotação), cujo caráter analógico pressupõe a capacidade da imagem de reproduzir o real. Sobre isso é correto afirmar que:

*a*.

Na obra de arte o valor simbólico é sempre o mais forte, uma vez que não há pintura ou desenho sem um estilo próprio do autor.

b.

Na obra de arte o valor simbólico é sempre o mais fraco, pois a produção é independente do olhar do observador.

c.

O valor simbólico, de acordo com o exposto no texto, é único.

d.

A ideia de uma dupla mensagem é uma extrapolação do texto não sendo adequado trabalhar essa noção em Barthes.

e.

As imagens têm significados únicos e unívocos.


PERGUNTA 8

  1. Podemos considerar que a compreensão da História é ela também histórica, ou seja, varia com a mudança nas sociedades humanas. Um elemento importante no século XX, que pode ser indicativo de uma nova maneira de olhar e pensar a História, pode ser considerado:

a.

A comprovação científica de que cada imagem representa a verdade dos fatos.

b.

O retorno às concepções positivistas.

c.

O abandono da noção de ampliação do documento histórico.

*d*.

A mudança na compreensão do que é válido como documento histórico, incorporando, entre outros, representações artísticas.

e.

A incorporação das representações artísticas com profundas restrições.


PERGUNTA 9

  1. Segundo Paulo Knauss as imagens tiveram grande importância no desenvolvimento histórico da humanidade, pois:

a.

As imagens deixam a compreensão muito mais interessante.

b.

As imagens deixam a representação mais bonita.

*c*.

A visão vem antes das palavras.

d.

A visão vem depois das palavras.

e.

As palavras subordinam as imagens.


PERGUNTA 10

  1. Teixeira Coelho afirma que “a arte fora de um contexto histórico é arte sem memória”. Para compreender o valor social da arte e seus usos adequados para o estudo da História, é importante:

a.

Apenas ser capaz de apreender todos os aspectos técnicos da obra de arte.

b.

Saber ressaltar a superioridade técnica de um artista em relação aos demais contemporâneos.

c.

Convencer os alunos de que a arte é a mais refinada representação dos sentimentos humanos.

d.

Analisar a obra de arte apenas de acordo com aspectos puramente técnicos e ignorar o contexto histórico e social.

*e*.

Analisar uma obra e buscar compreender seu momento histórico e o ponto de vista do artista que a produziu.
 

 

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