A arte
bizantina e a egípcia apresentam determinadas convenções quanto à
representação da posição dos corpos. Ao adotar posturas rígidas de
representação podemos afirmar que:
a.
Os egípcios e os bizantinos não tinham criatividade na arte.
*b*.
A representação de uma figura com postura rígida permite ao observador
uma atitude de respeito e veneração.
c.
Os egípcios copiaram os bizantinos e com isso enfraqueceram sua
produção artística.
d.
A representação de uma figura com postura rígida não permite ao
observador decodificar muito bem os sentidos ali presentes.
e.
A utilização de imagens rígidas era muito rara entre os egípcios e
muito mais comum entre os bizantinos.
PERGUNTA 2
A
formação de uma imagem na mente do artista, a comunicação dessa imagem por
meio do objeto feito pelo artista e o observador, que olha tanto a obra
como o seu produtor nos remetem à conexão:
a.
Entre imaginação e realidade.
*b*.
Entre artista e obra.
c.
Entre a obra e o objeto concreto.
d.
Entre o artista e sua imaginação.
e.
Entre a imaginação do receptor e a concretude da imagem.
PERGUNTA 3
Ao
escolher trabalhar com história social da arte é preciso lembrar que
existem dificuldades em definir um conceito de arte: cada período
histórico possui diferentes formas de expressão artística e cultural.
Pareyson considera a existência de três momentos fundamentais no processo artístico.
São eles.
*a*.
O fazer, o conhecer e o exprimir.
b.
O sonhar, o desenhar, o finalizar.
c.
O exprimir, o sentir, o finalizar.
d.
O pensar, o sonhar, o esboçar.
e.
O desejar, o desdenhar, o esboçar.
PERGUNTA 4
As imagens não são simples
“ilustrações”, “figuras”, “gravuras” e “desenhos”, que servem para deixar
o texto mais colorido, menos pesado e mais chamativo. Assim podemos
explicar a necessidade do estudo da história social da arte, pois:
a.
A iconografia é uma rica fonte apenas para os
professores especializados nos assuntos relacionadas à arte, devendo ser
trabalhada apenas por especialistas.
b.
A iconografia, apesar de guardar alguma relação
com o produtor, não deve ser trabalhada com tanta importância nas aulas de
história.
*c*.
A iconografia é uma fonte rica que traz embutidas
as escolhas do produtor e aspectos do contexto histórico.
d.
O trabalho com as imagens remete sempre ao
momento de sua produção e nunca sobre o momento em que a análise é realizada.
e.
Os alunos não conhecem mais nada de arte e essa
seria a única oportunidade de mostrar algumas obras para eles.
PERGUNTA 5
As
representações humanas variaram no decorrer da história. Considerando a pré-história,
é correto afirmar que:
a.
Como todos os grupos humanos têm a mesma matriz de origem, suas
representações são sempre idênticas.
b.
No paleolítico a arte é mais abstrata e no neolítico é mais
naturalista.
c.
No neolítico não existem representações humanas.
d.
No neolítico apenas os animais são estilizados, os humanos são
naturalizados nas imagens.
*e*.
No neolítico as figuras humanas são mais estilizadas e também aparecem
em situações coletivas, como em caçadas, por exemplo.
PERGUNTA 6
O
professor Ulpiano Bezerra de Menezes (2003, p. 14) afirma: A História
Social da Arte já está aberta para a problemática não só da produção,
circulação (comercialização e outras mediações institucionais) e representação
de seus objetos, como também de sua apropriação e consumo (...) Porém, de
muito mais amplas consequências para nossos objetivos do que as teorias da
recepção são as propostas que começaram a surgir há quase duas décadas, de
incluir a materialidade das representações visuais no horizonte dessas
preocupações e entender as imagens como coisas que participam das relações
sociais e, mais que isso, como práticas materiais.
De acordo com o exposto podemos afirmar que:
a.
Não importa o contexto de produção, apenas o de recepção.
b.
As imagens nos transportam diretamente para a realidade representada.
*c*.
As imagens dão acesso não ao mundo social diretamente, mas sim a
visões contemporâneas daquele mundo.
d.
Não importa o contexto de recepção, apenas o da produção.
e.
O contexto deve ser relativizado pois se a época não tem muita
importância, a imagem também não terá importância.
PERGUNTA 7
Para
Roland Barthes, as imagens são portadoras "de uma dupla mensagem: uma
codificada (conotação), que remete a um determinado saber cultural e seus
significados, e outra não codificada (denotação), cujo caráter analógico
pressupõe a capacidade da imagem de reproduzir o real. Sobre isso é
correto afirmar que:
*a*.
Na obra de arte o valor simbólico é sempre o mais forte, uma vez que
não há pintura ou desenho sem um estilo próprio do autor.
b.
Na obra de arte o valor simbólico é sempre o mais fraco, pois a
produção é independente do olhar do observador.
c.
O valor simbólico, de acordo com o exposto no texto, é único.
d.
A ideia de uma dupla mensagem é uma extrapolação do texto não sendo
adequado trabalhar essa noção em Barthes.
e.
As imagens têm significados únicos e unívocos.
PERGUNTA 8
Podemos
considerar que a compreensão da História é ela também histórica, ou seja,
varia com a mudança nas sociedades humanas. Um elemento importante no
século XX, que pode ser indicativo de uma nova maneira de olhar e pensar a
História, pode ser considerado:
a.
A comprovação científica de que cada imagem representa a verdade dos
fatos.
b.
O retorno às concepções positivistas.
c.
O abandono da noção de ampliação do documento histórico.
*d*.
A mudança na compreensão do que é válido como documento histórico,
incorporando, entre outros, representações artísticas.
e.
A incorporação das representações artísticas com profundas restrições.
PERGUNTA 9
Segundo
Paulo Knauss as imagens tiveram grande importância no desenvolvimento
histórico da humanidade, pois:
a.
As imagens deixam a compreensão muito mais interessante.
b.
As imagens deixam a representação mais bonita.
*c*.
A visão vem antes das palavras.
d.
A visão vem depois das palavras.
e.
As palavras subordinam as imagens.
PERGUNTA 10
Teixeira
Coelho afirma que “a arte fora de um contexto histórico é arte sem
memória”. Para compreender o valor social da arte e seus usos adequados
para o estudo da História, é importante:
a.
Apenas ser capaz de apreender todos os aspectos técnicos da obra de
arte.
b.
Saber ressaltar a superioridade técnica de um artista em relação aos
demais contemporâneos.
c.
Convencer os alunos de que a arte é a mais refinada representação dos
sentimentos humanos.
d.
Analisar a obra de arte apenas de acordo com aspectos puramente
técnicos e ignorar o contexto histórico e social.
*e*.
Analisar uma obra e buscar compreender seu momento histórico e o ponto
de vista do artista que a produziu.
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