HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE Questionário 1
A Arte |
PERGUNTA 1
- A arte
bizantina e a egípcia apresentam determinadas convenções quanto à
representação da posição dos corpos. Ao adotar posturas rígidas de
representação podemos afirmar que:
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a. |
Os egípcios e os bizantinos não tinham criatividade na arte. |
|
*b*. |
A representação de uma figura com postura rígida permite ao observador
uma atitude de respeito e veneração. |
|
c. |
Os egípcios copiaram os bizantinos e com isso enfraqueceram sua
produção artística. |
|
d. |
A representação de uma figura com postura rígida não permite ao
observador decodificar muito bem os sentidos ali presentes. |
|
e. |
A utilização de imagens rígidas era muito rara entre os egípcios e
muito mais comum entre os bizantinos. |
PERGUNTA 2
- A
formação de uma imagem na mente do artista, a comunicação dessa imagem por
meio do objeto feito pelo artista e o observador, que olha tanto a obra
como o seu produtor nos remetem à conexão:
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a. |
Entre imaginação e realidade. |
|
*b*. |
Entre artista e obra. |
|
c. |
Entre a obra e o objeto concreto. |
|
d. |
Entre o artista e sua imaginação. |
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e. |
Entre a imaginação do receptor e a concretude da imagem. |
PERGUNTA 3
- Ao
escolher trabalhar com história social da arte é preciso lembrar que
existem dificuldades em definir um conceito de arte: cada período
histórico possui diferentes formas de expressão artística e cultural.
Pareyson considera a existência de três momentos fundamentais no processo artístico.
São eles.
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*a*. |
O fazer, o conhecer e o exprimir. |
|
b. |
O sonhar, o desenhar, o finalizar. |
|
c. |
O exprimir, o sentir, o finalizar. |
|
d. |
O pensar, o sonhar, o esboçar. |
|
e. |
O desejar, o desdenhar, o esboçar. |
PERGUNTA 4
- As imagens não são simples
“ilustrações”, “figuras”, “gravuras” e “desenhos”, que servem para deixar
o texto mais colorido, menos pesado e mais chamativo. Assim podemos
explicar a necessidade do estudo da história social da arte, pois:
|
a. |
A iconografia é uma rica fonte apenas para os
professores especializados nos assuntos relacionadas à arte, devendo ser
trabalhada apenas por especialistas. |
|
b. |
A iconografia, apesar de guardar alguma relação
com o produtor, não deve ser trabalhada com tanta importância nas aulas de
história. |
|
*c*. |
A iconografia é uma fonte rica que traz embutidas
as escolhas do produtor e aspectos do contexto histórico. |
|
d. |
O trabalho com as imagens remete sempre ao
momento de sua produção e nunca sobre o momento em que a análise é realizada. |
|
e. |
Os alunos não conhecem mais nada de arte e essa
seria a única oportunidade de mostrar algumas obras para eles. |
PERGUNTA 5
- As
representações humanas variaram no decorrer da história. Considerando a pré-história,
é correto afirmar que:
|
a. |
Como todos os grupos humanos têm a mesma matriz de origem, suas
representações são sempre idênticas. |
|
b. |
No paleolítico a arte é mais abstrata e no neolítico é mais
naturalista. |
|
c. |
No neolítico não existem representações humanas. |
|
d. |
No neolítico apenas os animais são estilizados, os humanos são
naturalizados nas imagens. |
|
*e*. |
No neolítico as figuras humanas são mais estilizadas e também aparecem
em situações coletivas, como em caçadas, por exemplo. |
PERGUNTA 6
- O
professor Ulpiano Bezerra de Menezes (2003, p. 14) afirma: A História
Social da Arte já está aberta para a problemática não só da produção,
circulação (comercialização e outras mediações institucionais) e representação
de seus objetos, como também de sua apropriação e consumo (...) Porém, de
muito mais amplas consequências para nossos objetivos do que as teorias da
recepção são as propostas que começaram a surgir há quase duas décadas, de
incluir a materialidade das representações visuais no horizonte dessas
preocupações e entender as imagens como coisas que participam das relações
sociais e, mais que isso, como práticas materiais.
De acordo com o exposto podemos afirmar que:
|
a. |
Não importa o contexto de produção, apenas o de recepção. |
|
b. |
As imagens nos transportam diretamente para a realidade representada. |
|
*c*. |
As imagens dão acesso não ao mundo social diretamente, mas sim a
visões contemporâneas daquele mundo. |
|
d. |
Não importa o contexto de recepção, apenas o da produção. |
|
e. |
O contexto deve ser relativizado pois se a época não tem muita
importância, a imagem também não terá importância. |
PERGUNTA 7
- Para
Roland Barthes, as imagens são portadoras "de uma dupla mensagem: uma
codificada (conotação), que remete a um determinado saber cultural e seus
significados, e outra não codificada (denotação), cujo caráter analógico
pressupõe a capacidade da imagem de reproduzir o real. Sobre isso é
correto afirmar que:
|
*a*. |
Na obra de arte o valor simbólico é sempre o mais forte, uma vez que
não há pintura ou desenho sem um estilo próprio do autor. |
|
b. |
Na obra de arte o valor simbólico é sempre o mais fraco, pois a
produção é independente do olhar do observador. |
|
c. |
O valor simbólico, de acordo com o exposto no texto, é único. |
|
d. |
A ideia de uma dupla mensagem é uma extrapolação do texto não sendo
adequado trabalhar essa noção em Barthes. |
|
e. |
As imagens têm significados únicos e unívocos. |
PERGUNTA 8
- Podemos
considerar que a compreensão da História é ela também histórica, ou seja,
varia com a mudança nas sociedades humanas. Um elemento importante no
século XX, que pode ser indicativo de uma nova maneira de olhar e pensar a
História, pode ser considerado:
|
a. |
A comprovação científica de que cada imagem representa a verdade dos
fatos. |
|
b. |
O retorno às concepções positivistas. |
|
c. |
O abandono da noção de ampliação do documento histórico. |
|
*d*. |
A mudança na compreensão do que é válido como documento histórico,
incorporando, entre outros, representações artísticas. |
|
e. |
A incorporação das representações artísticas com profundas restrições. |
PERGUNTA 9
- Segundo
Paulo Knauss as imagens tiveram grande importância no desenvolvimento
histórico da humanidade, pois:
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a. |
As imagens deixam a compreensão muito mais interessante. |
|
b. |
As imagens deixam a representação mais bonita. |
|
*c*. |
A visão vem antes das palavras. |
|
d. |
A visão vem depois das palavras. |
|
e. |
As palavras subordinam as imagens. |
PERGUNTA 10
- Teixeira
Coelho afirma que “a arte fora de um contexto histórico é arte sem
memória”. Para compreender o valor social da arte e seus usos adequados
para o estudo da História, é importante:
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a. |
Apenas ser capaz de apreender todos os aspectos técnicos da obra de
arte. |
|
b. |
Saber ressaltar a superioridade técnica de um artista em relação aos
demais contemporâneos. |
|
c. |
Convencer os alunos de que a arte é a mais refinada representação dos
sentimentos humanos. |
|
d. |
Analisar a obra de arte apenas de acordo com aspectos puramente
técnicos e ignorar o contexto histórico e social. |
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*e*. |
Analisar uma obra e buscar compreender seu momento histórico e o ponto
de vista do artista que a produziu. |
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