A arte
vista como paleocristã nasceu e se desenvolveu em um contexto histórico no
qual perseguições, violência, necessidade de se esconder e de manter a
defesa de determinada fé eram elementos essenciais. “Os lugares de culto
não podiam adotar por modelo os antigos templos, já que sua função era
inteiramente diferente. O interior do templo era, usualmente, apenas um
pequeno sacrário para a estátua de um deus. As procissões e os sacrifícios
tinham lugar do lado de fora. A igreja, por sua vez, tinha que encontrar
espaço para toda a congregação que se reunia para o serviço religioso,
quando o padre recitava a missa no altar-mor ou proferia seu sermão.
Assim, aconteceu que as igrejas não foram modeladas pelos templos pagãos”
(GOMBRICH, 1998, p. 113). Considerando o momento de produção dessa arte, é
correto afirmar que:
a.
Como existem poucos vestígios de arte paleocristã, qualquer teoria é
facilmente contestada.
*b*.
A arte paleocristã não era executada por artistas especializados e
isso não diminui suas qualidades representativas do grupo mencionado.
c.
A arte paleocristã não era executada por artistas especializados e
isso compromete a qualidade das representações e a capacidade de comunicação
dessa arte.
d.
A arte paleocristã era executada apenas por bispos e sacerdotes
iniciados nas artes.
e.
Essa arte deixa de ser sacra para evitar sua perseguição pública.
PERGUNTA 2
Leia a
definição: O ________________ remete às ilustrações produzidas por
captação física de fragmentos do mundo visível com o auxílio de um
aparelho mecânico, visando a sua reprodução em série; saem das galerias e
museus para circular em diferentes meios de comunicação de massa.
Origina-se da câmara obscura (Renascimento).
O termo que melhor preenche a lacuna é:
a.
Paradigma pré-fotográfico.
b.
Olhar primitivo.
*c*.
Paradigma fotográfico.
d.
Paradigma evocativo.
e.
Afresco.
PERGUNTA 3
Leia o
texto a seguir: “o caráter tridimensional de seus traços vigorosos é tão
convincente que eles parecem quase tão sólidos como esculturas
independentes. Com Giotto, as figuras criam o seu próprio espaço e a
arquitetura é reduzida ao mínimo necessário exigido pela narrativa.
Consequentemente, sua profundidade é obtida através dos volumes combinados
dos corpos sobrepostos na pintura, mas, mesmo restrito a esses limites, os
resultados são muito convincentes” (JANSON; JANSON, 1996, p. 150). Sobre a
produção artística da época, é possível afirmar que:
a.
Mesmo sendo escultor, Giotto produziu afrescos famosos como o teto da
Capela Sistina.
b.
A pintura perde relevância e, para Giotto, era considerada como
inferior à escultura.
*c*.
A pintura ganha grande relevância e, para Giotto, era considerada como
superior à escultura.
d.
A pintura a óleo é deixada de lado, pois é muito limitada para se
produzir efeitos de profundidade.
e.
Não é possível considerar o que Giotto afirmava ser uma forma de expressão
superior às demais.
PERGUNTA 4
Nas
igrejas medievais havia uma grande preocupação com o lugar de cada figura:
Cristo situa-se ao centro. Na composição da cena, quanto mais elevada
encontra-se a personagem, maior é a sua categoria; estar à direita de
Cristo, por exemplo, representa uma honra maior do que estar à esquerda;
nos Juízos Finais, os eleitos estão sempre à direita de Cristo, os
condenados, à esquerda. Sobre o exposto, é correto afirmar que:
a.
As convenções iconográficas servem para demonstrar a falta de
criatividade dos artistas medievais.
b.
As convenções iconográficas serviram para deixar as igreja idênticas e
pouco elaboradas internamente.
c.
Mesmo com uma certa ordenação da produção artística, seria exagero
afirmar a existência de convenções.
d.
Devido à baixa qualidade técnica, quase não é possível mais
identificar aspectos importantes nas cenas de eventos políticos.
*e*.
As convenções iconográficas permitem identificar melhor as personagens
e as cenas.
PERGUNTA 5
O
estudo na História de determinadas fontes é objeto de debates e de
discussões acadêmicas. Dessa maneira, pode-se considerar que novos
documentos foram incorporados:
a.
Pelo historicismo do início do século XX, quando as fontes passaram a
ser relativizadas.
b.
Pelo positivismo, que abandonou o estudo dos textos de história.
c.
Pela Nova História, no final do século XIX, e pela Revista dos
Annales, surgida no início do século XXI.
*d*.
Pela Revista dos Annales, ampliando a noção de documentos sobre a vida
do homem e das sociedades e, posteriormente, a influência da Nova História
também ampliou as fontes.
e.
Pela restrição da noção de documentos a apenas quadros e imagens,
deixando de lado os textos escritos tradicionais.
PERGUNTA 6
Observe
os questionamentos: O que é arte românica? Quando ela surge? Em que locais
da Europa ela ocorre? Quais são as suas características? Essas são algumas
questões às quais responderemos sobre a arte românica. Leia o texto a
seguir:
“Na Europa do ano mil, a realidade é o que chamamos de feudalismo. Ou
seja, maneiras de comandar adaptadas às condições reais, ao estado real,
tosco, pouco aprimorado pela civilização. Tudo se agita nesse mundo, já o
dissemos; mas, sem estrada, sem moeda ou quase, quem poderia fazer
executar suas ordens muito longe do lugar onde se encontra sua pessoa?”
(DUBY e LACLOTTE, 1998, p. 5).
Para se trabalhar adequadamente a arte românica em sala de aula, é muito
importante desenvolver junto aos alunos a noção de que:
a.
Ela é mais importante do que a arte gótica.
b.
Ela é mais simples de entender do que outros movimentos artísticos.
c.
Sua homogeneidade facilita a compreensão, pois todas as igrejas são
muito parecidas.
d.
Quase não há homogeneidade e o aspecto sacro é menos importante do que
as representações políticas.
*e*.
Não há homogeneidade na arte românica, mas apesar das diferenças as
produções artísticas tinham um estilo equivalente, um ponto comum religioso
(arte sacra).
PERGUNTA 7
Os
monumentos megalíticos são:
a.
Raros e muito pouco estudados, pois sua compreensão é muito difícil.
*b*.
Blocos de pedras de dimensões gigantescas, provavelmente associados à
religiosidade e também sepulturas.
c.
Presentes na África e inexistentes na Europa.
d.
A maior expressão artística da arte paleolítica.
e.
Uma tentativa dos povos do neolítico de construir habitações tão
grandes quanto as cavernas em que habitavam.
PERGUNTA 8
Quando
se trabalha com História Social da Arte é importante desenvolver a
compreensão das constantes mudanças presentes nas sociedades humanas e,
portanto, na sua produção artística e representações simbólicas. Ao se
estudar a Idade Média na Europa Ocidental, essa observação fica bastante
evidente. Sobre a arte gótica, é correto afirmar que:
*a*.
Ela é uma arte marcadamente sacra, com a construção de grandes
catedrais das cidades e apresenta maior homogeneidade do que o românico; nas
igrejas, as janelas e vitrais ganham destaque em seu interior.
b.
Ela é uma arte essencialmente rural, sendo muito rara a presença de
igrejas nas cidades.
c.
As igrejas são grandes e escuras e por isso a arte medieval é vista
como sendo da época das trevas.
d.
Sua origem é na Alemanha e na Inglaterra, chegando posteriormente à
França pois a região demorou para se cristianizar.
e.
Ela é uma arte marcadamente sacra, presente tanto das cidades como no
alto das colinas mais afastadas e, além disso, é muito pouco homogênea, quase
não apresentando traços comuns.
PERGUNTA 9
Segundo Dubois (1993, p.
61), a fotografia seria um índice, pois guardaria um elo físico com o seu
referente. Ela seria uma marca deixada pelo rastro de luz emitido ou
refletido por um corpo físico (pessoa ou objeto) sobre uma superfície
sensível (filme, papel etc.). Sobre o exposto, é correto afirmar
que:
a.
A fotografia pode ser vista como híbrida, pois
envolve o domínio da máquina e da luz, problemas facilmente contornáveis na
atualidade em razão dos avanços tecnológicos que transformam qualquer
interessado em artista.
b.
Em razão de demonstrar grandes limitações, a
fotografia é pouco utilizada no estudo da história.
c.
O elo físico com o referente é muito mais
significativo do que a mensagem.
*d*.
A fotografia pode ser vista como uma imagem
híbrida, uma vez que é parte do aparelho técnico e parte de uma mensagem com
conteúdo histórico, social e cultural.
e.
Não se deve trabalhar as fotografias em sala de
aula, pois na atualidade qualquer pessoa torna-se autora.
PERGUNTA 10
Segundo
Kossoy (Fotografia e História, 1989) existe a necessidade de pensar a
tríade sujeito (fotógrafo), técnica (equipamento) e assunto (a história do
tema abordado). O historiador deveria procurar informações sobre a atuação
profissional do fotógrafo (ateliê, clientela, encomendas, a classe social
a que pertencia, os seus gostos e os preços cobrados). Para desenvolver
uma boa análise da fotografia é importante:
a.
Desconsiderar filtros culturais e possíveis ideologias na produção
artística.
*b*.
Considerar filtros culturais e ideológicos de classe do fotógrafo e de
sua época.
c.
Aprender tudo sobre todas as técnicas de fotografia.
d.
Considerar os filtros culturais, mas também considerar a neutralidade
do olhar do observador.
e.
Dissociar a expressão do artista de sua época, pois a arte consegue
transcender épocas.
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