QUESTIONÁRIO 2 HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE

 

      História social da Arte : QUESTIONÁRIO 2 







 

 

PERGUNTA 1

  1. A arte vista como paleocristã nasceu e se desenvolveu em um contexto histórico no qual perseguições, violência, necessidade de se esconder e de manter a defesa de determinada fé eram elementos essenciais. “Os lugares de culto não podiam adotar por modelo os antigos templos, já que sua função era inteiramente diferente. O interior do templo era, usualmente, apenas um pequeno sacrário para a estátua de um deus. As procissões e os sacrifícios tinham lugar do lado de fora. A igreja, por sua vez, tinha que encontrar espaço para toda a congregação que se reunia para o serviço religioso, quando o padre recitava a missa no altar-mor ou proferia seu sermão. Assim, aconteceu que as igrejas não foram modeladas pelos templos pagãos” (GOMBRICH, 1998, p. 113). Considerando o momento de produção dessa arte, é correto afirmar que:

a.

Como existem poucos vestígios de arte paleocristã, qualquer teoria é facilmente contestada.

*b*.

A arte paleocristã não era executada por artistas especializados e isso não diminui suas qualidades representativas do grupo mencionado.

c.

A arte paleocristã não era executada por artistas especializados e isso compromete a qualidade das representações e a capacidade de comunicação dessa arte.

d.

A arte paleocristã era executada apenas por bispos e sacerdotes iniciados nas artes.

e.

Essa arte deixa de ser sacra para evitar sua perseguição pública.


PERGUNTA 2

  1. Leia a definição: O ________________ remete às ilustrações produzidas por captação física de fragmentos do mundo visível com o auxílio de um aparelho mecânico, visando a sua reprodução em série; saem das galerias e museus para circular em diferentes meios de comunicação de massa. Origina-se da câmara obscura (Renascimento).
     
    O termo que melhor preenche a lacuna é:

a.

Paradigma pré-fotográfico.

b.

Olhar primitivo.

*c*.

Paradigma fotográfico.

d.

Paradigma evocativo.

e.

Afresco.


PERGUNTA 3

  1. Leia o texto a seguir: “o caráter tridimensional de seus traços vigorosos é tão convincente que eles parecem quase tão sólidos como esculturas independentes. Com Giotto, as figuras criam o seu próprio espaço e a arquitetura é reduzida ao mínimo necessário exigido pela narrativa. Consequentemente, sua profundidade é obtida através dos volumes combinados dos corpos sobrepostos na pintura, mas, mesmo restrito a esses limites, os resultados são muito convincentes” (JANSON; JANSON, 1996, p. 150). Sobre a produção artística da época, é possível afirmar que:

a.

Mesmo sendo escultor, Giotto produziu afrescos famosos como o teto da Capela Sistina.

b.

A pintura perde relevância e, para Giotto, era considerada como inferior à escultura.

*c*.

A pintura ganha grande relevância e, para Giotto, era considerada como superior à escultura.

d.

A pintura a óleo é deixada de lado, pois é muito limitada para se produzir efeitos de profundidade.

e.

Não é possível considerar o que Giotto afirmava ser uma forma de expressão superior às demais.


PERGUNTA 4

  1. Nas igrejas medievais havia uma grande preocupação com o lugar de cada figura: Cristo situa-se ao centro. Na composição da cena, quanto mais elevada encontra-se a personagem, maior é a sua categoria; estar à direita de Cristo, por exemplo, representa uma honra maior do que estar à esquerda; nos Juízos Finais, os eleitos estão sempre à direita de Cristo, os condenados, à esquerda. Sobre o exposto, é correto afirmar que:

a.

As convenções iconográficas servem para demonstrar a falta de criatividade dos artistas medievais.

b.

As convenções iconográficas serviram para deixar as igreja idênticas e pouco elaboradas internamente.

c.

Mesmo com uma certa ordenação da produção artística, seria exagero afirmar a existência de convenções.

d.

Devido à baixa qualidade técnica, quase não é possível mais identificar aspectos importantes nas cenas de eventos políticos.

*e*.

As convenções iconográficas permitem identificar melhor as personagens e as cenas.


PERGUNTA 5

  1. O estudo na História de determinadas fontes é objeto de debates e de discussões acadêmicas. Dessa maneira, pode-se considerar que novos documentos foram incorporados:

a.

Pelo historicismo do início do século XX, quando as fontes passaram a ser relativizadas.

b.

Pelo positivismo, que abandonou o estudo dos textos de história.

c.

Pela Nova História, no final do século XIX, e pela Revista dos Annales, surgida no início do século XXI.

*d*.

Pela Revista dos Annales, ampliando a noção de documentos sobre a vida do homem e das sociedades e, posteriormente, a influência da Nova História também ampliou as fontes.

e.

Pela restrição da noção de documentos a apenas quadros e imagens, deixando de lado os textos escritos tradicionais.


PERGUNTA 6

  1. Observe os questionamentos: O que é arte românica? Quando ela surge? Em que locais da Europa ela ocorre? Quais são as suas características? Essas são algumas questões às quais responderemos sobre a arte românica. Leia o texto a seguir:
     
    “Na Europa do ano mil, a realidade é o que chamamos de feudalismo. Ou seja, maneiras de comandar adaptadas às condições reais, ao estado real, tosco, pouco aprimorado pela civilização. Tudo se agita nesse mundo, já o dissemos; mas, sem estrada, sem moeda ou quase, quem poderia fazer executar suas ordens muito longe do lugar onde se encontra sua pessoa?” (DUBY e LACLOTTE, 1998, p. 5).
     
    Para se trabalhar adequadamente a arte românica em sala de aula, é muito importante desenvolver junto aos alunos a noção de que:

a.

Ela é mais importante do que a arte gótica.

b.

Ela é mais simples de entender do que outros movimentos artísticos.

c.

Sua homogeneidade facilita a compreensão, pois todas as igrejas são muito parecidas.

d.

Quase não há homogeneidade e o aspecto sacro é menos importante do que as representações políticas.

*e*.

Não há homogeneidade na arte românica, mas apesar das diferenças as produções artísticas tinham um estilo equivalente, um ponto comum religioso (arte sacra).


PERGUNTA 7

  1. Os monumentos megalíticos são:

a.

Raros e muito pouco estudados, pois sua compreensão é muito difícil.

*b*.

Blocos de pedras de dimensões gigantescas, provavelmente associados à religiosidade e também sepulturas.

c.

Presentes na África e inexistentes na Europa.

d.

A maior expressão artística da arte paleolítica.

e.

Uma tentativa dos povos do neolítico de construir habitações tão grandes quanto as cavernas em que habitavam.


PERGUNTA 8

  1. Quando se trabalha com História Social da Arte é importante desenvolver a compreensão das constantes mudanças presentes nas sociedades humanas e, portanto, na sua produção artística e representações simbólicas. Ao se estudar a Idade Média na Europa Ocidental, essa observação fica bastante evidente. Sobre a arte gótica, é correto afirmar que:

*a*.

Ela é uma arte marcadamente sacra, com a construção de grandes catedrais das cidades e apresenta maior homogeneidade do que o românico; nas igrejas, as janelas e vitrais ganham destaque em seu interior.

b.

Ela é uma arte essencialmente rural, sendo muito rara a presença de igrejas nas cidades.

c.

As igrejas são grandes e escuras e por isso a arte medieval é vista como sendo da época das trevas.

d.

Sua origem é na Alemanha e na Inglaterra, chegando posteriormente à França pois a região demorou para se cristianizar.

e.

Ela é uma arte marcadamente sacra, presente tanto das cidades como no alto das colinas mais afastadas e, além disso, é muito pouco homogênea, quase não apresentando traços comuns.


PERGUNTA 9

  1. Segundo Dubois (1993, p. 61), a fotografia seria um índice, pois guardaria um elo físico com o seu referente. Ela seria uma marca deixada pelo rastro de luz emitido ou refletido por um corpo físico (pessoa ou objeto) sobre uma superfície sensível (filme, papel etc.).  Sobre o exposto, é correto afirmar que:

a.

A fotografia pode ser vista como híbrida, pois envolve o domínio da máquina e da luz, problemas facilmente contornáveis na atualidade em razão dos avanços tecnológicos que transformam qualquer interessado em artista.

b.

Em razão de demonstrar grandes limitações, a fotografia é pouco utilizada no estudo da história.

c.

O elo físico com o referente é muito mais significativo do que a mensagem.

*d*.

A fotografia pode ser vista como uma imagem híbrida, uma vez que é parte do aparelho técnico e parte de uma mensagem com conteúdo histórico, social e cultural.

e.

Não se deve trabalhar as fotografias em sala de aula, pois na atualidade qualquer pessoa torna-se autora.


PERGUNTA 10

  1. Segundo Kossoy (Fotografia e História, 1989) existe a necessidade de pensar a tríade sujeito (fotógrafo), técnica (equipamento) e assunto (a história do tema abordado). O historiador deveria procurar informações sobre a atuação profissional do fotógrafo (ateliê, clientela, encomendas, a classe social a que pertencia, os seus gostos e os preços cobrados). Para desenvolver uma boa análise da fotografia é importante:

a.

Desconsiderar filtros culturais e possíveis ideologias na produção artística.

*b*.

Considerar filtros culturais e ideológicos de classe do fotógrafo e de sua época.

c.

Aprender tudo sobre todas as técnicas de fotografia.

d.

Considerar os filtros culturais, mas também considerar a neutralidade do olhar do observador.

e.

Dissociar a expressão do artista de sua época, pois a arte consegue transcender épocas.

 

 

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