História social da Arte : QUESTIONÁRIO 2
PERGUNTA 1
- A arte
vista como paleocristã nasceu e se desenvolveu em um contexto histórico no
qual perseguições, violência, necessidade de se esconder e de manter a
defesa de determinada fé eram elementos essenciais. “Os lugares de culto
não podiam adotar por modelo os antigos templos, já que sua função era
inteiramente diferente. O interior do templo era, usualmente, apenas um
pequeno sacrário para a estátua de um deus. As procissões e os sacrifícios
tinham lugar do lado de fora. A igreja, por sua vez, tinha que encontrar
espaço para toda a congregação que se reunia para o serviço religioso,
quando o padre recitava a missa no altar-mor ou proferia seu sermão.
Assim, aconteceu que as igrejas não foram modeladas pelos templos pagãos”
(GOMBRICH, 1998, p. 113). Considerando o momento de produção dessa arte, é
correto afirmar que:
|
a. |
Como existem poucos vestígios de arte paleocristã, qualquer teoria é
facilmente contestada. |
|
*b*. |
A arte paleocristã não era executada por artistas especializados e
isso não diminui suas qualidades representativas do grupo mencionado. |
|
c. |
A arte paleocristã não era executada por artistas especializados e
isso compromete a qualidade das representações e a capacidade de comunicação
dessa arte. |
|
d. |
A arte paleocristã era executada apenas por bispos e sacerdotes
iniciados nas artes. |
|
e. |
Essa arte deixa de ser sacra para evitar sua perseguição pública. |
PERGUNTA 2
- Leia a
definição: O ________________ remete às ilustrações produzidas por
captação física de fragmentos do mundo visível com o auxílio de um
aparelho mecânico, visando a sua reprodução em série; saem das galerias e
museus para circular em diferentes meios de comunicação de massa.
Origina-se da câmara obscura (Renascimento).
O termo que melhor preenche a lacuna é:
|
a. |
Paradigma pré-fotográfico. |
|
b. |
Olhar primitivo. |
|
*c*. |
Paradigma fotográfico. |
|
d. |
Paradigma evocativo. |
|
e. |
Afresco. |
PERGUNTA 3
- Leia o
texto a seguir: “o caráter tridimensional de seus traços vigorosos é tão
convincente que eles parecem quase tão sólidos como esculturas
independentes. Com Giotto, as figuras criam o seu próprio espaço e a
arquitetura é reduzida ao mínimo necessário exigido pela narrativa.
Consequentemente, sua profundidade é obtida através dos volumes combinados
dos corpos sobrepostos na pintura, mas, mesmo restrito a esses limites, os
resultados são muito convincentes” (JANSON; JANSON, 1996, p. 150). Sobre a
produção artística da época, é possível afirmar que:
|
a. |
Mesmo sendo escultor, Giotto produziu afrescos famosos como o teto da
Capela Sistina. |
|
b. |
A pintura perde relevância e, para Giotto, era considerada como
inferior à escultura. |
|
*c*. |
A pintura ganha grande relevância e, para Giotto, era considerada como
superior à escultura. |
|
d. |
A pintura a óleo é deixada de lado, pois é muito limitada para se
produzir efeitos de profundidade. |
|
e. |
Não é possível considerar o que Giotto afirmava ser uma forma de expressão
superior às demais. |
PERGUNTA 4
- Nas
igrejas medievais havia uma grande preocupação com o lugar de cada figura:
Cristo situa-se ao centro. Na composição da cena, quanto mais elevada
encontra-se a personagem, maior é a sua categoria; estar à direita de
Cristo, por exemplo, representa uma honra maior do que estar à esquerda;
nos Juízos Finais, os eleitos estão sempre à direita de Cristo, os
condenados, à esquerda. Sobre o exposto, é correto afirmar que:
|
a. |
As convenções iconográficas servem para demonstrar a falta de
criatividade dos artistas medievais. |
|
b. |
As convenções iconográficas serviram para deixar as igreja idênticas e
pouco elaboradas internamente. |
|
c. |
Mesmo com uma certa ordenação da produção artística, seria exagero
afirmar a existência de convenções. |
|
d. |
Devido à baixa qualidade técnica, quase não é possível mais
identificar aspectos importantes nas cenas de eventos políticos. |
|
*e*. |
As convenções iconográficas permitem identificar melhor as personagens
e as cenas. |
PERGUNTA 5
- O
estudo na História de determinadas fontes é objeto de debates e de
discussões acadêmicas. Dessa maneira, pode-se considerar que novos
documentos foram incorporados:
|
a. |
Pelo historicismo do início do século XX, quando as fontes passaram a
ser relativizadas. |
|
b. |
Pelo positivismo, que abandonou o estudo dos textos de história. |
|
c. |
Pela Nova História, no final do século XIX, e pela Revista dos
Annales, surgida no início do século XXI. |
|
*d*. |
Pela Revista dos Annales, ampliando a noção de documentos sobre a vida
do homem e das sociedades e, posteriormente, a influência da Nova História
também ampliou as fontes. |
|
e. |
Pela restrição da noção de documentos a apenas quadros e imagens,
deixando de lado os textos escritos tradicionais.
|
PERGUNTA 6
- Observe
os questionamentos: O que é arte românica? Quando ela surge? Em que locais
da Europa ela ocorre? Quais são as suas características? Essas são algumas
questões às quais responderemos sobre a arte românica. Leia o texto a
seguir:
“Na Europa do ano mil, a realidade é o que chamamos de feudalismo. Ou seja, maneiras de comandar adaptadas às condições reais, ao estado real, tosco, pouco aprimorado pela civilização. Tudo se agita nesse mundo, já o dissemos; mas, sem estrada, sem moeda ou quase, quem poderia fazer executar suas ordens muito longe do lugar onde se encontra sua pessoa?” (DUBY e LACLOTTE, 1998, p. 5).
Para se trabalhar adequadamente a arte românica em sala de aula, é muito importante desenvolver junto aos alunos a noção de que:
|
a. |
Ela é mais importante do que a arte gótica. |
|
b. |
Ela é mais simples de entender do que outros movimentos artísticos. |
|
c. |
Sua homogeneidade facilita a compreensão, pois todas as igrejas são
muito parecidas. |
|
d. |
Quase não há homogeneidade e o aspecto sacro é menos importante do que
as representações políticas. |
|
*e*. |
Não há homogeneidade na arte românica, mas apesar das diferenças as
produções artísticas tinham um estilo equivalente, um ponto comum religioso
(arte sacra). |
PERGUNTA 7
- Os
monumentos megalíticos são:
|
a. |
Raros e muito pouco estudados, pois sua compreensão é muito difícil. |
|
*b*. |
Blocos de pedras de dimensões gigantescas, provavelmente associados à
religiosidade e também sepulturas. |
|
c. |
Presentes na África e inexistentes na Europa. |
|
d. |
A maior expressão artística da arte paleolítica. |
|
e. |
Uma tentativa dos povos do neolítico de construir habitações tão
grandes quanto as cavernas em que habitavam.
|
PERGUNTA 8
- Quando
se trabalha com História Social da Arte é importante desenvolver a
compreensão das constantes mudanças presentes nas sociedades humanas e,
portanto, na sua produção artística e representações simbólicas. Ao se
estudar a Idade Média na Europa Ocidental, essa observação fica bastante
evidente. Sobre a arte gótica, é correto afirmar que:
|
*a*. |
Ela é uma arte marcadamente sacra, com a construção de grandes
catedrais das cidades e apresenta maior homogeneidade do que o românico; nas
igrejas, as janelas e vitrais ganham destaque em seu interior. |
|
b. |
Ela é uma arte essencialmente rural, sendo muito rara a presença de
igrejas nas cidades. |
|
c. |
As igrejas são grandes e escuras e por isso a arte medieval é vista
como sendo da época das trevas. |
|
d. |
Sua origem é na Alemanha e na Inglaterra, chegando posteriormente à
França pois a região demorou para se cristianizar. |
|
e. |
Ela é uma arte marcadamente sacra, presente tanto das cidades como no
alto das colinas mais afastadas e, além disso, é muito pouco homogênea, quase
não apresentando traços comuns. |
PERGUNTA 9
- Segundo Dubois (1993, p.
61), a fotografia seria um índice, pois guardaria um elo físico com o seu
referente. Ela seria uma marca deixada pelo rastro de luz emitido ou
refletido por um corpo físico (pessoa ou objeto) sobre uma superfície
sensível (filme, papel etc.). Sobre o exposto, é correto afirmar
que:
|
a. |
A fotografia pode ser vista como híbrida, pois
envolve o domínio da máquina e da luz, problemas facilmente contornáveis na
atualidade em razão dos avanços tecnológicos que transformam qualquer
interessado em artista. |
|
b. |
Em razão de demonstrar grandes limitações, a
fotografia é pouco utilizada no estudo da história. |
|
c. |
O elo físico com o referente é muito mais
significativo do que a mensagem. |
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*d*. |
A fotografia pode ser vista como uma imagem
híbrida, uma vez que é parte do aparelho técnico e parte de uma mensagem com
conteúdo histórico, social e cultural. |
|
e. |
Não se deve trabalhar as fotografias em sala de
aula, pois na atualidade qualquer pessoa torna-se autora.
|
PERGUNTA 10
- Segundo
Kossoy (Fotografia e História, 1989) existe a necessidade de pensar a
tríade sujeito (fotógrafo), técnica (equipamento) e assunto (a história do
tema abordado). O historiador deveria procurar informações sobre a atuação
profissional do fotógrafo (ateliê, clientela, encomendas, a classe social
a que pertencia, os seus gostos e os preços cobrados). Para desenvolver
uma boa análise da fotografia é importante:
|
a. |
Desconsiderar filtros culturais e possíveis ideologias na produção
artística. |
|
*b*. |
Considerar filtros culturais e ideológicos de classe do fotógrafo e de
sua época. |
|
c. |
Aprender tudo sobre todas as técnicas de fotografia. |
|
d. |
Considerar os filtros culturais, mas também considerar a neutralidade
do olhar do observador. |
|
e. |
Dissociar a expressão do artista de sua época, pois a arte consegue
transcender épocas. |
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