Estados Unidos suspendem importação de carne brasileira





Segundo nota divulgada pelo Departamento de Agricultura americano (USDA), a suspensão será mantida até que o Ministério da Agricultura do Brasil tome ações para corrigir o problema.



O órgão rejeitou 106 lotes de carne bovina fresca brasileira por causa de "preocupações com a saúde pública, condições sanitárias e questões de saúde animal".

Garantir a segurança do abastecimento de alimentos de nossa nação é uma das nossas missões críticas e que nós levamos com grande seriedade", destacou Perdue, no comunicado. "Minha primeira preocupação é proteger os consumidores americanos.

É isso o que fizemos ao suspender a importação de carne fresca do Brasil", concluiu.



O governo americano afirma preocupação sanitária para justificar medida e pede ações do Ministério da Agricultura para solucionar problema. EUA controlam todas as carnes importadas do Brasil desde escândalo em março.

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou nesta quinta-feira (22/06) a suspensão das importações de carne bovina fresca do Brasil devido a recorrentes preocupações de segurança sanitária.

Em comunicado, o Departamento de Agricultura americano informou que está testando 100% da carne brasileira que entra nos EUA. Nesses testes, 11% dos produtos de carne fresca brasileira importados foram rejeitados.

"Esse resultado está substancialmente acima do que a taxa de rejeição de 1% das entregas vinda do resto do mundo", disse o departamento de agricultura americano, em comunicado.


Comentários