Na comemoração a festa tomou as ruas de Paris. Porém houve cenas de violência.
Segundo a imprensa europeia, foram registrados saques e depredações de lojas.
A imprensa destacou que pessoas quebraram janelas para furtar itens.
A polícia francesa usou bombas de gás lacrimogêneo jatos d'água para dispersar as pessoas do local e conte-las.
|
A Polícia usou jatos d'água para dispersar as pessoas do local e conte-las |
Cerca de 30 jovens quebraram e saquearam neste domingo à noite a Drugstore Publicis, um complexo comercial na avenida Champs-Élysées.
Os jovens, alguns encapuzados, invadiram a loja da famosa avenida parisiense e, em seguida, saíram com garrafas de vinho e champanhe debaixo do braço, rindo e gravando-se nos celulares.
Depois de 15 a 20 minutos, foram dispersados do lado da Avenida Marceau por fortes doses de gás lacrimogêneo lançadas pela polícia. Os agentes se colocaram na entrada do estabelecimento.
|
Foto tirada do alto do Arco do Triunfo mostra bombas de gás lacrimogêneo sendo usadas para dispersar multidão (Foto: Ludovic MARIN / AFP) |
Não muito longe, um torcedor dos Bleus repetia, aos prantos, "isso não é a festa, isso não é a festa".
O País capitalista, de onde veio as origens iluminat, e alegoricamente tem o lema Liberdade, igualdade, fraternidade, (Liberté, Egalité, Fraternité) París conhecida como cidade Luz , parece não ter mesmo uma boa distribuição de renda e quando oportuno vão as ruas saquear, vemos que não um mar de rosas, o país capitalista de 1º mundo e europeu. Sim parís a cidade luz, onde surgiu os iluminismo.
Cerca de 4 mil policiais foram mobilizados em Paris para a final, e um longo perímetro foi estabelecido proibindo a circulação de veículos até as 4h de segunda-feira (23h de domingo, em Brasília) no oeste e no centro da capital francesa.
Comentários
Postar um comentário