Jair Bolsonaro será Operado Novamente Por Hérnia Causada Pela Má cicatrização da Cirurgia da Época da Facada no abdômen

A Facada que Bolsonaro levou ainda está gerando problemas, devido, ao enfraquecimento dos tecidos do intestino, onde era para estar cicatrizado houve uma alteração de tecido que surgiu uma alteração de tecido que surgiu uma hérnia no local das intervenções anteriores;  O presidente diz que ficará afastado por 10 dias.




Presidente Jair Bolsonaro

A cirurgia de correção de hérnia incisional , pela qual o presidente Jair Bolsonaro será submetido no próximo domingo, é um procedimento de médio porte — por envolver ambiente cirúrgico, abertura abdominal e anestesia geral — e bem comum em pessoas que passaram por múltiplas incisões na mesma região. Especialistas afirmam que este procedimento é o menos complexo se comparado com outros três que ele precisou realizar desde que tomou uma facada durante a campanha presidencial no ano passado.
— A hérnia ocorre quando há um defeito na parede abdominal, provocando uma abertura anormal que possibilita que um órgão esta cavidade passe para o compartimento do próximo à pele — diz o cirurgião do aparelho digestivo Raphael Araujo.
No caso da hérnia incisional , o problema é causado pelo enfraquecimento muscular da região que foi operada. Quanto mais cirurgias na mesma área, maior é a chance de apresentar a condição. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, o problema aparece em cerca de 12% das incisões realizadas. No ano passado, foram realizadas 23.850 cirurgias de correção de hérnia incisional no Sistema Único de Saúde apenas no ano passado, segundo números do Data sus. 



— Quando a parede abdominal é cortada por qualquer motivo, a cicatrização não devolve complemente a força daquele músculo. Com os esforços do dia a dia, como levantar da cama ou carregar peso, esta região enfraquecida pode se afastar e uma parte do intestino, por exemplo, vir para fora e formar um ambulamento (uma espécie de bola na barriga) — detalha Saulo Gontijo, cirurgião geral e plástico do Hospital municipal Ronaldo Gazolla. 
cirurgia é a única forma de corrigir a hérnia incisional. Além de trazer resultado estético, o procedimento impede possíveis agravamentos da situação, como explica Leonardo de Mello Del Grande, gastro cirurgião do Hospital Edmundo Vasconcelos: 




Comentários