Tomar banho ou Nadar após as refeições Almoço ou Jantar, Faz mal ???



              A popularmente conhecida congestão


 As vezes muito falada entre as pessoas de cidades do interior,que muitas dessas são  acostumadas a banhar-se em rios.
Foto reprodução Rede RD Ltda




Enquanto muitas pessoas que residem em metrópoles de grandes cidades julgam como um mito.
Sendo que muitos após o jantar ou ao almoçar entram debaixo do chuveiro, e dizem que nenhum mal aconteceu!!!
Mas há riscos sim, a questão é a temperatura da água e do corpo!

 


Afinal tomar banho depois de comer pode fazer mal ou não?




Foto reprodução Rede RD Ltda.

A resposta depende sobretudo da temperatura da água, por exemplo em banhos de chuveiro ou banheira em água fria podem provocar choque térmico e devem ser evitados.
Se a água estiver morna ou quente, o banho provavelmente não irá fazer mal.
Isso porque, após as refeições, há um aumento da concentração de sangue no aparelho digestivo por causa da digestão. 



Se a água do banho estiver fria, o corpo vai precisar aumentar o fluxo sanguíneo para a pele para manter a sua temperatura corporal constante.
Essa maior requisição de fluxo de sangue para a pele retira o sangue necessário para a digestão, fazendo com que não haja sangue suficiente para as duas necessidades: digestão e aumentar a temperatura da pele.


Assim, o coração pode tornar-se incapaz de bombear o sangue numa velocidade suficiente para atender às demandas, e, como consequência, a pessoa pode até falecer (morrer) de choque hipovolêmico, uma situação em que os órgãos vitais deixam de receber a quantidade mínima de sangue necessária para o seu funcionamento.


Esta seria uma consequência grave, em alguns casos, a pessoa pode sentir apenas um ligeiro mal-estar, como uma indigestão que pode resultar em vômitos, com uma consequente melhora do desconforto.


Mas e em mergulhos na Piscina ou Praia, enfim ir brincar na água após as refeições, há perigo??? 





*A situação que se aplica em banhos de piscina, rio ou mar, com o agravante do exercício do corpo, de que nestes casos a pessoa entra na água e nada, ou seja, realiza uma atividade física. 


O exercício exige que o corpo aumente o fluxo de sangue para os músculos, deixando a digestão de lado.

Ocorre que Logo após as refeições mais pesadas jantar almoço, ou alta ingestão de proteínas e carboidratos uma grande quantidade de sangue corre para o aparelho digestivo para ajudar na absorção dos alimentos. 

Se a pessoa começa nadar, se exercitar, os músculos vão exigir mais sangue e aumenta o risco de regurgitação.



A regurgitação é a passagem de conteúdo do estômago para a boca de forma involuntária, sem esforço e sem ejeção (eliminação forçada ou “violenta”) do conteúdo alimentar.
O líquido vem do estômago, de repente e violentamente com certa pressão involuntária dos músculos digestivos, e algo cheio de ácido, irá aspirar, esse aspirar significa, ele vai para o aparelho respiratório, vai para os pulmões e você pode morrer de asfixia."


Por isso é conhecido popularmente com congestão, (exemplo nariz) as vias respiratórias ficam congestionadas, por líquidos do estômago ou alimentos, se torna impossível respirar, e acabando o ar, acaba a vida.
Para evitar complicações, recomenda-se que não faça refeições pesadas antes do mergulho e que os banhos depois de comer sejam rápidos e tomados em água morna ou quente (não muito quente).


Se for alimentar -se com a intenção de entrar na água,é recomendado evitar refeições mais pesadas, com gorduras e proteínas, dando preferência a lanches leves e sucos de fruta.
Mas em todo caso recomenda-se EVITAR-SE, entrar na água com estomago cheio a alimentação pesada, deve ser mesmo evitada se pretende entrar na água.


Comentários