Primeiramente vamos conhecer do que é feito o Salame!
E mais ou menos como é feito o seu modo de preparo, que é assim:
Primeiramente temos que fazer uma pasta de carnes, sim isto mesmo uma pasta juntando carne bovina com carne de porco.
E vamos misturando! Depois de misturar bem, temos que moer tudo para assim formar uma pasta de carnes misturadas.
Detalhe a maneira que for moido, e a textura vai variar de acordo com o tipo de salame que desejas fazer, uns optam em moer várias vezes até ficar uma massa bem fina, outros optam até em peineirar, pra deixar uma massa mais densa e uniforme. Mas varia muito para o tipo que pretente-se fazer.
Depois disso, são adicionados os condimentos e as especiarias, que dão início ao processo de adição de sabor e de curagem do alimento. Nesse processo, o sal é o mais importante ingrediente, já que dá início às reações químicas de curagem.
O sal remove a água, o que faz com que os microrganismos responsáveis pela deterioração da carne não possam se desenvolver. A presença de nitrito ajuda a prevenir a contaminação por parte de bactérias, e são adicionados ainda algumas culturas com bactérias benéficas. Por último, adiciona-se a pimenta. Nessa mesma etapa, outros temperos podem ser adicionados, como sementes de funcho, pimenta preta, vermelha e até mesmo o alho.
Há salames caseiros e nas versões industriais podem incluir carne de frango ou corações de bovino vinho sal ervas aromáticas e especiarias diversas.
A mistura crua fermenta durante um dia, para depois ser introduzida numa tripa comestível ou artificial, e pendurada para ser curada.
Qual a origem do Salame de onde ele veio?
O salame é um alimento de origem italiana, cujo nome é derivado de salare, um verbo italiano que significa “salgar”. O alimento, historicamente, está associado aos camponeses italianos, e era reconhecido como aquele alimento que poderia durar até um ano, mesmo armazenado em temperatura ambiente. Era visto, também, como um alimento suplemento usado em períodos de escassez da carne fresca.
Salame Tem Vitaminas???
Informação Nutricional
Salame de carne bovina e de porco, cozinhado
Quantidade por 100 gramas
Calorias 336
Gorduras Totais 26 g
Gorduras Saturadas 9 g
Gorduras Poliinsaturadas 2,5 g
Gorduras Monoinsaturadas 11 g
Gorduras Trans 0,6 g
Colesterol 89 mg
Sódio 1.740 mg
Potássio 316 mg
Carboidratos 2,4 g
Fibra Alimentar 0 g
Açúcar 1 g
Proteínas 22 g
Vitamina A 0 IU Vitamina C 0 mg
Cálcio 15 mg Ferro 1,6 mg
Vitamina D 41 IU Vitamina B6 0,5 mg
Cobalamina 1,5 µg Magnésio 19 mg
Mas e o Salame de origem Polônesa ???
Sim existe o Salame krakovia, de origem polonesa, e o nome se dá sobre uma cidade da Polônia. (em polaco: Kraków; em latim: Kracóvia ou popular Crácóvia ).
|
Cracóvia o conhecido salame polaco |
A questão é que conhecemos como salame, e os poloneses e na região da Ucrânia e Cáucaso, se conhece por Krakovia.
Mas há diferença sendo que a cracóvia, é feita só de carne suína, e a maneira de fazer é semelhante ao salame, porém com a redução de gorduras. Com menos gordura, por muitos pode ser considerada mais saudável.
Sim de origem Polonesa, da cidade de Cracovia, trata-se de um salame especial, preparado com carnes de pernil e paleta suina, selecionadas, com reduzido teor de gordura. Com sabor inconfundível, tem em sua condimentação: sal, pimenta, especiarias e ervas aromáticas.
Após condimentado, descansa em câmara fria própria, por mais de 24 horas. Depois de embutido é levado aos defumadores feitos de tijolos, com fogo a lenha, e é artesanalmente pré cozido em temperatura controlada.
Enfim com o passar dos anos os nomes Cracóvia ou Salame, se popularizaram, e podem chamar de Salame ou Cracóvia, apenas diferência-se, em salame de origem polonesa e italiano.
Comentários
Postar um comentário