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História da África unidade II

 A África, e seus novos caminhos diante de nossos conhecimentos culturais, com o interesse ávido de reaver e colher a verdadeira história sem nenhum  estereótipo fictício ou europeu, aprofundando na história de maneira mais integra possível .




Unip EAD História da Àfrica Unidade II Questionário II






PERGUNTA 1




  1. No século XX movimentos político-ideológicos de contestação ao domínio colonial cresceram e se desenvolveram. A produção de discursos e contra-discursos levou ao debate intelectual sobre:

a.

Biodiversidade e segurança alimentar.

b.

A negritude, pan-africanismo, afro centrismo e condições culturais.

c.

Corrupção e moralismo.

d.

Movimento hippie e sociedade burguesa.

e.

Crimes de guerra dos africanos na descolonização.


PERGUNTA 2




  1. Leia o texto: “Sabe por que, nos contos o leão, ele é sempre vencido pelo caçador? Porque o caçador é sempre quem conta a história. Se a história fosse contada pelo leão, poderia ser, por vezes, diferente. Isso acontece aqui também. Pense nisso e tenha confiança no futuro. Lembre-se sempre de que esse mundo é muito velho, e que o futuro vem do passado. – Djéliba, Keita! O Legado de Griot, citado por Correa (2020)”.

 Sobre a reflexão acima é correto afirmar que:

a.

Desvaloriza a experiência histórica de povos não europeus.

b.

Considera positiva a presença do colonizador que teria civilizado o africano. 

c.

Discute como os povos africanos encerram suas possibilidades de futuro ao se enfrentarem em guerras civis. 

d.

Indica a possibilidade e a necessidade de construir novos olhares sobre a história da África, que sejam diferentes das falas tradicionais.

e.

Valoriza a presença do homem branco como indivíduo civilizado.




PERGUNTA 3




  1. No I Congresso Pan-africano, Du Bois profetizou que o racismo seria um problema central no século 20 e reivindicou um Código Internacional que garantisse, na África tropical:

 

a.

A necessidade de as lideranças políticas locais reconhecerem a superioridade militar do colonizador.

b.

O direito dos nativos, bem como um plano gradual que conduzisse à emancipação final das colônias.

c.

A instalação de regimes socialistas para a promoção da revolução mundial.

d.

A criação de tribunais da verdade para investigar os crimes dos colonizadores.

e.

A transição pacífica de áreas colonizadas para unidades semiautônomas, para somente depois de existir a garantia da democracia na África se promover as independências.




PERGUNTA 4




  1. Sobre o Pan-africanismo é correto afirmar que:

a.

Teve sua origem nas discussões realizadas no Brasil sobre a democracia racial.

b.

Ficou restrito às discussões no espaço africano.

c.

Teve pouca repercussão mundial.

d.

Essa ideologia foi criada pelos governos norte-americanos como forma de dominar economicamente as regiões que se libertavam das antigas metrópoles.

e.

Essa ideologia surgiu de um sentimento de solidariedade e consciência de uma origem comum entre os negros do Caribe e dos Estados Unidos.


PERGUNTA 5




  1. Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Comitê Especial para a Implementação da Declaração sobre a Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais, que ficou conhecido como Comitê de Descolonização (CD). Sua missão era:

a.

Criticar a ideia de discutir racismo e colonialismo como aspectos ligados à dominação europeia.

b.

Impedir a ruptura política entre colonizados e colonizadores.

c.

Fazer a guerra colonial chegar até as metrópoles.

d.

Implementar a Declaração sobre a Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais.



e.

Discutir o que é racismo estrutural.


PERGUNTA 6




  1. Leia o texto “[...] os fatos não constituem o único elemento, nem o mais importante. A história social, tal como a própria história, combina o gosto, a imaginação, a ciência e a erudição. Ela reconcilia o que é incompatível, equilibra probabilidades, para atingir finalmente a realidade da ficção, que é a forma mais elevada de realidade (DANGERFIELD apud BERNARDO, 2003, p. 427).”

 Podemos então considerar que:

a.

O ensino de história não pode ser constituído apenas pela reunião de nomes de pessoas e eventos, precisa ter significado e construção de sentido.

b.

Se os alunos decorarem os assuntos conseguirão boas notas.

c.

É preciso cuidado para não se deixar de lado assuntos são importantes como batalhas e nomes de comandantes.

d.

Se os alunos conseguirem saber os nomes de reinos e regiões africanas então o ensino já terá sentido. 

e.

Não privilegiar o fato no ensino de história é abrir mão de um ensino com significado para os alunos.




PERGUNTA 7




  1. No ensino de história da África podemos considerar que o uso do cinema tem enorme validade, pois:

 

a.

Mostra a realidade tal como ela é para os alunos.

b.

Ajudar a preencher o tempo em sala de aula.

c.

Mostra aos alunos como seus professores e professoras conhecem bem os conteúdos atuais. 

d.

Pode servir para se problematizar estereótipos e construções culturais reforçadas em outras épocas e posteriormente questionadas.

e.

Todas as pessoas gostam de filmes e ilustrações e isso facilita o acesso à informação de qualidade.


PERGUNTA 8




  1. Na Declaração e Plano de Ação da III Conferência Internacional sobre Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas (2001) e a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2002).

Subsídios com aspectos históricos e conceituais essenciais, abordagem direta das políticas brasileiras sobre museus e a discussão sobre a “invisibilização e segregação no campo do patrimônio cultural” (p. 24)

 Sobre a noção de invisibilização e segregação, é correto afirmar que:

a.

A invisibilização impede o acesso às informações do passado.

b.

Se as populações tivessem mesmo sido invisibilizadas nada se saberia sobre elas.

c.

A recusa ao protagonismo histórico contribui para reforçar preconceitos e explicações simplistas.

d.

Apenas no apartheid sul-africano pode-se considerar que houve segregação.

e.

Deve-se considerar que o uso da escravidão como elemento explicativo é sempre a melhor ferramenta interpretativa sobre a história da África. 




PERGUNTA 9




  1. A ANPUH, ao constituir o GT (Grupo de Trabalho) sobre a História da África, escolheu como temas "De que África estamos falando” (I): perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XI à primeira metade do século XIX) e "De que África estamos falando” (II): perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XIX à configuração dos Estados independentes)". Essa iniciativa pode ser interpretada como:

a.

A existência de preocupação com os debates, com a produção de conhecimento científico e acadêmico altamente qualificado e também com a ideia de fazer o conhecimento chegar aos diferentes envolvidos no processo.

b.

Um momento muito pontual e que já deixou de ter importância.

c.

A vitória de interesses extremamente particularizados.

d.

Um avanço nos debates teóricos que infelizmente não chega aos professores e professoras da disciplina por todo o país.

e.

Uma iniciativa isolada de um grupo inexpressivo de pesquisadores.


PERGUNTA 10

  1. A ONU, por meio da UNESCO, “esforça-se sem tréguas para promover e integrar princípios de igualdade de gênero em todos os seus programas, em especial no setor da educação. Com efeito, a educação permite transmitir o valor fundamental da igualdade entre os sexos: constitui mesmo uma alavanca para que sejam respeitados os direitos fundamentais das mulheres e evidenciar o seu lugar central em todas as sociedades. Para esse efeito, o ensino da História tem um papel determinante a desempenhar, dado que permite clarificar e melhor compreender as funções sociais, políticas, econômicas e as condições de vida específicas das mulheres nas sociedades do passado.”

 Fonte: https://mulheresnaciencia.com.br/unesco-lanca-serie-sobre-mulheres-na-historia-da-africa/

 Isso significa que:

 

a.

O ensino de história deixa de debater aspectos importantes para se restringir a questões de grupos minoritários. 

b.

A UNESCO se preocupa em produzir sites interessantes.

c.

A promoção da igualdade de gêneros é uma das prioridades da Unesco.

d.

A influência do Secretariado Geral, exercido historicamente por mulheres na ONU, levou a essa iniciativa.



e.

Devido ao preconceito com o tema muito pouco se tem estudo sobre ele na atualidade. 




 






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