Os soviéticos eram pessoas muito puras, não conheciam a ganância capitalista, não tinham a cobiça de trapacear uns aos outros, porque não iriam ficar mais ricos, não era necessário, em um comércio, roubar na balança na hora de pesar, nem o pecuarísta colocar água no leite para render e vender mais, e ter mais capital.
|
Cosmódromo de Baikonur. Em 1955 os soviéticos inauguraraamo primeiro complexo de lançamentos de foguetes do mundo, no Cazaquistão. |
Não adiantava ser egoísta e pensar só em seu ganho próprio, todos iriam ter o mesmo ganho, não precisava se preocupar muito com perdas ou ganhos. Não havia a ganancia desenfreada do capitalismo, de quanto mais dinheiro tem mais quer, e o que vale é ter dinheiro.Não precisava de preocupar-se em pagar contas de água ou Luz, tudo era gratuito pelo governo da União Soviética.Os hospitais eram uns dos melhores do mundo, e ninguém precisava de pagar particular.
Não adiantava roubar o seu semelhante,mesmo porque você não iria ficar mais rico.
Havia essa simplicidade, no povo soviético, por isso eram fechados para o mundo, e foi necessário criar o muro de Berlim.
No mundo as pessoas as vezes dizem que eram necessárias as mudanças do último líder soviético:Mikhail Gorbachev, e que se não fosse com ele, iria ocorrer de qualquer forma uma dia ou outro.
Não é bem assim, na verdade houve falta de sorte da humanidade, como o acidente nuclear de Chernobyl, e se por exemplo ao invés de ocorrer dentro da União Soviética, fosse por exemplo, um acidente em uma usina nuclear dentro dos Estados Unidos, e se de repente dentro dos Estados Unidos, viesse um presidente para tentar injetar o socialismo, dentro dos EUA, seria então uma Perestroika as avessas, e vamos supor que os EUA entrasse em crise financeira( não é impossível lembrando que em 1929, hove crise capitalista), e se de repente o Estado da California, declarasse independência, e assim sucessivamente outros estados, também, acabaria os Estados Unidos, e o mundo seria socialista.
O mundo capitalista, usa o marketing, porque vive de vender, oferta e procura, e em um supermercado, cada embalagem com desenhos figuras estampas, cada dono de uma marca ou produto quer se destacar para vender, e assim exibi-se nos supermercados, e as pessoas vão as compras, só pela embalagem um produdo parece ser mais saboro que o outro, e essa é a intenção, destacar pra vender e sobressair-se em vantagem ao concorrente.
Em 16 de Setembro de 1989, Boris Yeltsin, então recém-eleito ao novo parlamento soviético e ao Soviete Supremo, tinha acabado de visitar o Centro Espacial Johnson (JSC, sigla em inglês).
Bóris Iéltsin, então nos Estados Unidos, ficou encantado, em um supermercado, e ficou seduzido pelo marketing.
A União Soviética pecou nisso, não havia interesse em deixar suas embalagens atraentes para vender afinal era monopólio único, tudo era do governo da União Soviética.
Porém os soviéticos esqueceram, que o ser humano necessita dessa distração, e as embalagens, são como vitrines, que chamam a atenção, e atraem as pessoas, assim Bóris Iéltsin, foi fisgado pelo capitalismo, e voltou para União Soviética, e se demitiu do partido comunista da União Soviética.
|
Parlamentar Boris Yeltsin, em um supermenrcado americano, antes sde ser presidente da Rússia |
Na União Soviética não existia supermercados de compras, porque comprar é coisa de capitalista, comprar escolher, procurar o produto, enquanto o mercado, faz sua oferta e propaganda para a pessoa escolher e levar o produto.
Se assemelha o mercado de alimentos a bolsa de valores, onde há também compra e venda oferta e procura.
Na União soviética, o governo distribuia igualmente para todos, havia o dia de buscar, a despesa mensal e as vezes formava-se filas, digamos que ainda era algo para aprimorar-se, talvez seria melhor entregar nas casas do que fazer o povo ir buscar em filas.
Mas também não haviam, roubos cada família recebia a sua quantidade necessária para uso.
Mas o enorme problema, mesmo foram as embalagens, papéis sem estampas, sem graça sem cores,usado s somente pra embalar, e as filas que poderiam ser entediantes embora rápidas.
O que faltava na União Soviética, era a competição, poderiam aprimorar, colocar funcionários encarregados de fazer o marketing em certos produtos.
Dando a função para cada qual divulgar certos produtos, e assim disputariam quem atrairia, mais pessoas, assim também poderiam criar supermercados socialistas, dando liberdade para as pessoas escolher qual produto levaria para casa e de graça.
Assim aguçariam a alegria do povo, deixariam escolher, deversificaria as opções de escolha, de preferência, e além disso sobressairiam, porque as mercadorias são gratuítas, são pertencentes aos filhos da pátria.
Mas não ocorreu assim, o sr Bóris Iéltsin, voltou, pra casa deslumbrado, com os supermercados capitalistas dos Estado Unidos, e viu que aquela beleza cheia de cores e publicidade, não tinha na União Soviética, e foi deste encanto que Bóris Iéltsin, abandonou o comunismo, e fez de tudo para dissolver e colapsar a União Soviética.
Comentários
Postar um comentário