Juiz federal ordena IBAMA devolver a Capivara ao seu cuidador !
|
Foto divulgações públicas em redes socias |
Então à todos que acompanharam o caso com comoção podemos então dizer que o bem venceu o mal, quando tudo parecia perdido, e houve a aprennsão da capivara, houve comentário emocionado do então influenciador digital em sua rede social que o mal venceu o bem, mas a história reverteu e então o bem continua vencendo o mal.
O caso mais comentado e repercutido dos últimos dias com certeza é o da capivara Filó, que vivia em Autazes, município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, com o influenciador Agenor, após ser notificado pelo IBAMA para devolver o bichinho, que foi levado a um Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para ser posteriormente devolvida à natureza.
Desde então, uma grande comoção envolta do rapaz cresceu nas redes sociais, e muitos pediram que a capivara fosse devolvida ao influenciador , e até mesmo uma notícia de que ele havia recuperado Filó bombou no sábado, 29 de abril, mas havia sido apenas concedida a autorização para a deputada Joana Darc (União Brasil) visitar o animal no Cetas com profissionais de saúde."
A guarda recebe o nome de “tutela provisória de urgência”, sendo concedida até que o caso tenha um desfecho definitivo. A autorização foi dada para o influenciador ficar com Filó pois, pelo entendimento do juiz Márcio André Lopes Cavalcante, “Agenor vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes”.
“Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil”, afirmou o profissional em documento judicial."
E assim foi a referida questão:
A Justiça Federal determinou na madrugada deste domingo (30/4) que o Ibama devolva a capivara Filó ao influencer Agenor Tupinambá. A decisão é válida até que seja concluído o processo judicial. No despacho, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante ressalta que “não é Filó que mora na casa de Agenor”, mas “o autor que vive na floresta.
Disse o magistrado do TRF-1 na tutela provisória de urgência:
“Determino que o Ibama seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor imediatamente. Fica autorizado o transporte de Filó, pelo requerente, para que retorne ao seu habitat natural. Desde que se comprove que esse transporte se fará com os meios seguros e adequados, o que deverá ser atestado por Médico Veterinário e/ou Biólogo”.
Emocionado, Agenor Tupinambá comemorou a decisão: “A vitória é de cada um que lutou por essa causa. A vitória é nossa”.
Neste sábado, Agenor e a deputada estadual Joana Darc foram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Manaus, para visitar o animal.
Os advogados que defendem Agenor entraram com um mandado de segurança para tentar devolver a capivara ao influenciador. De acordo com vídeos divulgados pela parlamentar, eles tiveram dificuldade em conseguir acesso ao Ibama. Pelas redes sociais, ela convocou uma manifestação que reuniu centenas de pessoas na frente do Ibama.
Foi então que a Justiça Federal determinou, na madrugada deste domingo (30/4), que o Ibama devolva a capivara Filó ao influencer Agenor Tupinambá. A decisão é válida até que seja concluído o processo judicial.
Comentários
Postar um comentário