História Social da Arte
História Social da Arte Questionário 3
PERGUNTA 1
A diversificação das fontes documentais, a valorização do trabalho em sala de aula com novas atividades relacionadas à investigação, análise e reflexão permite aos professores e alunos novas posturas utilizando diferentes meios e linguagens, podendo estudar o passado e o presente por meio de um raciocínio crítico. Outra vantagem dessas propostas é:
a.
Formar historiadores precocemente.
b.
Passar as informações mais consolidadas aos alunos.
c.
Demonstrar como o rigor científico do historiador foi criado já no século XIX.
*d*. Aproximar alunos do método de trabalho do historiador.
e.
Indicar aos alunos como a leitura dos documentos do século XIX é a única forma de se aceitar o texto.
PERGUNTA 2
A partir das vanguardas artísticas no fim da década de 1960 na Europa e nos Estados Unidos, da época do movimento hippie, dos protestos contra a Guerra do Vietnã e das grandes contestações sociais, como o feminismo, a homossexualidade e as questões ambientais, surge uma forma de representação que buscava chocar, protestar, instigando o espectador a refletir sobre o papel da arte na sociedade e da arte como mercadoria expressando as angústias e expectativas de uma sociedade que vivia em meio a mudanças e questionamentos.
Trata-se da:
a.
Arte modernista.
*b*.Arte conceitual.
c.
Arte cinematográfica.
d.
Arte acadêmica.
e.
Arte aquática.
PERGUNTA 3
Adorno e Horkheimer teorizaram um mundo dominado pelo princípio da indiferença, ainda que a noção de indivíduo seja portadora dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, valores estes que assumiram um caráter universal e que deveriam realizar-se na totalidade social. Segundo a Escola de Frankfurt, cultura moderna apresenta elementos mecanicistas com a passividade alienante das massas, quando o indivíduo perde sua autonomia e as pessoas são condensadas numa espécie de “ser coletivo animado”, irracional e manipulável, por não ter consciência de si mesmo. Assim, a produção artística estaria inserida numa:
a.
Globalização da cultura.
b.
Rede de relações orgânicas.
c.
Abandonada à própria sorte.
d.
Revolução estética.
*e*. Indústria cultural.
PERGUNTA 4
Chervel (1990) critica o educandário como simples agente de transmissão e lembra o caráter criativo do sistema escolar; tal instituto não vulgariza as ciências de referências das disciplinas, mas produz um saber próprio, que é o saber escolar assim, “é necessário conhecer a teoria e a prática do ensino e aprendizagem de História, sendo preciso que [...] o aluno seja entendido como agente de sua formação, com ideias prévias e experiências diversas e o professor como investigador social e organizador de atividades problematizadoras; o conhecimento histórico é visto a partir de sua natureza multiperspectivada e nos seus vários níveis: senso comum, ciência e epistemologia; as estratégias e recursos são múltiplos e intervenientes; a avaliação é feita a partir de todo o material produzido pelo aluno. Dessa maneira:
a.
Os conhecimentos prévios são irrelevantes, pois o aluno precisa aprender a verdade da informação e não as suposições.
b.
É essencial desconstruir o conhecimento do aluno mostrando como ele depende do bom professor para poder olhar para o mundo.
*c*.É essencial dar importância ao conhecimento prévio do aluno, selecionar temas e fontes históricas que podem ser estudadas em sala de aula e realizar recortes, considerando que não é possível estudar toda a História.
d.
Mesmo considerando essencial debater com os alunos, o professor precisa dar todo o programa de todos os assuntos, evitando, assim, cortes nos conteúdos e isso em qualquer aspecto dos conteúdos.
e.
O aluno somente compreende a história social da arte se puder ler muita bibliografia acadêmica.
PERGUNTA 5
Com relação ao uso inadequado das imagens pode-se afirmar que:
*a*.Muitas vezes a imagem ainda aparece como mera ilustração de frases e textos, não sendo tomada como documento histórico.
b.
Poucas vezes a imagem pode aparecer nas aulas de história.
c.
É equivocado o professor conduzir as discussões fornecendo informações aos alunos.
d.
Ela está diminuindo com as recentes recomendações de abandono da problematização das imagens.
e.
É exagerado falar em uso inadequado porque os professores precisam ter total liberdade para tecer os comentários que considerarem mais pertinentes.
PERGUNTA 6
Nas aulas de história utilizando artes, mas não apenas isso, é fundamental a formação de uma consciência histórica crítica nos alunos e assim:
a.
Deve-se ensinar os alunos a seguir a sequência temporal da cronologia histórica.
b.
O estudo das experiências do passado deve se pautar na linearidade temporal e nas interpretações de causas e consequências.
c.
Só é possível desenvolver consciência histórica se os alunos entenderem a vinculação imediata e sem contestação entre causa e consequência.
d.
Deve-se ter muito cuidado com as novas interpretações da história pois elas ameaçam muito o conhecimento já consolidado e isso não é recomendável para o desenvolvimento das ciências.
*e*.O estudo das experiências do passado não se pauta na linearidade temporal e na redução das interpretações a causas e consequências, permitindo a ampliação das possibilidades de explicação e compreensão do fato histórico.
PERGUNTA 7
Quando se trabalha com a análise de uma imagem, é necessário que o professor tenha clareza de que alguns aspectos são necessários no processo de ensino e aprendizagem para que não se perca a intencionalidade, por isso a imagem deve ser utilizada sempre como forma de aprendizado e cultura. Segundo o exposto é correto afirmar que:
a.
A imagem deve ser tomada como a verdade dos fatos.
*b*.A imagem pode ser trabalhada como fonte de informação, de pesquisa e de conhecimento, a partir da qual o aluno pode perceber diferenças e semelhanças entre épocas, culturas e lugares distintos.
c.
A imagem deve ser considerada como uma simplificação das informações sempre produzidas para as grandes massas.
d.
Mesmo sendo fonte de informação, não cabe aos alunos apresentar questionamentos aos seus professores.
e.
Considerando que as imagens são estáticas elas não contribuem para a percepção temporal.
PERGUNTA 8
Quando utilizamos imagens e arte no ensino de história é preciso ter clareza de alguns objetivos. Segundo Rüsen (2001), a “constituição do sentido da experiência no tempo” e, por meio da narrativa histórica, [...] torna presente o passado, sempre em uma consciência de tempo na qual passado, presente e futuro formam uma unidade integrada, mediante a qual, justamente constitui-se:
a.
A compreensão estética.
b.
A semelhança entre objeto e representação.
c.
A desconstrução dos significados.
*d*.A consciência histórica.
e.
A formulação da semiótica.
PERGUNTA 9
Sobre o valor do estudo sobre a Arte Contemporânea pode-se afirmar:
a.
Uma vez que os quadros atingem valores de centenas de milhões de dólares em leilões, a arte virou apenas mercadoria.
b.
Que estudar Arte Contemporânea sempre dá mais prestígio ao professor do que as áreas teóricas.
c.
Que a Arte Contemporânea perdeu completamente o sentido.
*d*.A percepção da quebra de padrões, da liberdade de criar, de representar e de propor, levando a reflexões sobre a arte e sobre a vida.
e.
Deve-se considerar a Arte Contemporânea apenas como a produção de artistas ricos e sem motivo para protestos.
PERGUNTA 10
Uma importante contribuição do uso das imagens é que a pintura ou a reprodução de uma pintura permitem ao aluno imaginar e reconstruir o não vivido, o tema estudado. Segundo Calado e Pais da Silva (2004), a utilização da imagem como documento e fonte histórica escolar deve considerar alguns princípios pedagógicos. Sobre isso deve-se considerar que:
a.
Apenas especialistas em imagens devem abordar seu uso em sala de aula.
b.
O professor não deve fornecer referências para não atrapalhar a capacidade do aluno fazer as suas próprias conjecturas.
c.
O professor deve conceder aos alunos total liberdade de formulação de teorias.
d.
O professor deve fornecer pontos de referência aos quais as imagens devem ser relacionadas, mas não deve se limitar ao essencial, pois isso reduz muito a capacidade criativa dos alunos.
*e*. O professor deve fornecer pontos de referência aos quais as imagens possam ser relacionadas, limitar os aspectos apresentados àquilo que é essencial e realizar uma exposição gradual dos diversos elementos.
Comentários
Postar um comentário