Veto 52 Mantido O Congresso Decidiu Manter os Vetos do Presidente Jair Bolsonaro, Mas pode sofrer alterações Próxima terça dia 10




Os vetos foram mantidos um dia após o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), ter anunciado um acordo entre parlamentares e governo sobre o tema.

Deputados e senadores reunidos no plenário do Congresso Nacional durante a sessão desta quarta-feira (4) — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados


O acordo também incluiu o envio, pelo Palácio do Planalto, de três projetos para regulamentar o assunto. Esses projetos, segundo Alcolumbre, devem ser analisados somente na próxima semana.




Um dos vetos de Bolsonaro diz respeito a R$ 30 bilhões que seriam definidos pelo parlamentar responsável pela relatoria do Orçamento. Segundo o Ministério da Economia, com o veto e os novos projetos, haverá redução de cerca de R$ 10 bilhões nas emendas de relator do Orçamento. Esse valor retornará para o Executivo .

A votação foi concluída após duas tentativas de análise. Nesta terça-feira, Alcolumbre suspendeu a sessão conjunta de parlamentares para votação dos projetos. Segundo ele, os senadores pediram mais tempo para analisar os projetos, enviados pelo governo no fim da tarde da terça-feira.

O veto foi mantido por 398 votos a 2 entre os deputados. Para que fosse derrubado, era preciso ao menos de 257 votos contrários. Desta forma, os senadores não precisaram votar. Mas  poderão sofrer alterações através de emendas.

Alcolumbre quer votar  tais projetos no plenário na próxima sessão do Congresso, prevista para a terça-feira que vem (10).


Comentários