Aprenda qual a Gordura boa, Qual Óleo aumenta o Colesterol , Qual o Colesterol Ruim e Qual o Colesterol bom ? O que é Aterosclerose?

 

HDL : É o Colesterol Bom

LDL: É o Colesterol Ruim


O colesterol alto pode causar a Aterosclerose: Entupimento das Artérias (obstrução).

Qual o Colesterol bom? Gordura de porco é bom para colesterol?
Imagem Gordura na artéria quase obstruindo a passagem sanguínea (foto, ministério da Saúde) 








O que é Aterosclerose?

Resposta: 

A aterosclerose é considerada uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial, causada pelo acúmulo de gordura (lipídios) e consequente inflamação da parede dos vasos, com formação de placas calcificadas.  Esse processo pode cursar com entupimento das artérias, ou seja, a gordura ou colesterol alto, pode gerar a aterosclerose!


ENTENDA AS GORDURAS:



Tire aqui algumas das suas dúvidas sobre como agem os diferentes tipos de gorduras no seu organismo. 


Saturadas: 


Todas aquelas com origem animal. 

Presentes em alimentos como carne vermelha, manteiga, bacon, creme de leite e pele de frango, estão associadas ao aumento do risco de infarto e acidente vascular cerebral porque elevam a concentração de LDL, o tipo de colesterol que se deposita nos vasos sanguíneos.


Uma grande revisão feita recentemente sugere que não há provas de que o consumo desse tipo de gordura aumenta o risco de morte, porém não houve mudança na recomendação para reduzir sua ingestão visando baixar o colesterol 







Insaturadas: 


Encontradas principalmente em fontes vegetais como o azeite de oliva, avelã, abacate, óleos de milho e algodão. São consideradas gorduras do bem e teriam papel protetor contra enfermidades cardiovasculares. 

 


A mesma revisão de pesquisas sugere que o alto consumo pode não estar relacionado com a redução de eventos cardiovasculares, mas não há nada conclusivo. As gorduras saturadas se dividem em polinsaturadas e monoinsaturadas

Polinsaturadas. 



São ricas em ácidos graxos essenciais (Ômega 3 e 6), substâncias que não são produzidas pelo organismo. Reduz tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o bom colesterol (HDL). Podem ser encontradas nos óleos de soja, girassol, canola, milho, nas nozes e sementes de abóbora. Boas fontes são também peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar; nozes e sementes de abóbora. 




Monoinsaturadas: 

Mostram-se mais eficiente do que as polinsaturadas no combate ao colesterol ao reduzir apenas o colesterol ruim (LDL) e estimular o bom colesterol (HDL). Boas fontes: azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola.  







Transaturadas (ou simplesmente trans): 


Surgem a partir de uma reação química na qual se utiliza o hidrogênio para transformar óleos vegetais saudáveis (soja, girassol, milho e canola, entre outros) em um tipo de gordura sólida muito usada em pratos e produtos industrializados, o que inclui algumas margarinas. Formam-se compostos artificiais que não são metabolizados pelo organismo. Por isso, circulam livremente entupindo veias e artérias. Elas não só aumentam o colesterol ruim como diminuem de maneira importante o bom colesterol. Portanto, fuja dos produtos com gorduras trans. A dose está indicada no rótulo. 




Comentários